Preços no e-commerce cedem -1,28% em junho, aponta Índice FIPE/Buscapé

| 07/07/2015 - 14:18 PM | Comentários (0)

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Em Junho de 2015, o Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de -1,28%, que contrasta com os aumentos de 3,07% e de 4,73% observados em janeiro e abril deste ano. A despeito destes aumentos pontuais de preços, a queda de preço de junho/15 compõe uma série de 42 meses em que houve variações negativas de um total de 53 meses de cálculo do Índice FIPE/Buscapé, ou 79% do período, conforme ilustra a figura 1. As variações de preços predominantemente negativas do Índice FIPE/Buscapé expressam o dinamismo e competitividade do setor de e-commerce, e a natureza dos produtos que são predominantemente vendidos no mesmo. Neste primeiro semestre de 2015 a variação acumulada positiva de 3,73% reflete o recente aumento do nível dos preços em geral, e mais particularmente a desvalorização do real, e o decorrente aumento de preço dos produtos e componentes importados, que têm grande peso no comércio eletrônico.

Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)

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Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé oito apresentaram queda de preço no mês de Junho/15, conforme a figura 2, destacando-se: Esportes e Lazer (-4,50%), Telefonia (-3,59%), Moda e Acessórios (-1,74%), Informática (-1,67%) e Brinquedos e Games (-1,49%). Das 165 categorias pesquisadas, 86, ou 52%, tiveram queda média de preços de -1,54%, com destaque para: “estabilizador” (-11,59%), “micro system” (-8,35%), “som automotivo” (-7,06%), “bicicleta” (-6,84%), “brinquedos de controle remoto” (-6,41%), “cooler para bebidas” (-5,98%), “lavadora de alta pressão” (-5,61%), “chuteira” (-4,46%) e “piscina” (-4,01%). Apenas dois dos dez grupos tiveram aumento de preço: Cosméticos e Perfumaria (0,77%) e Eletrodomésticos (0,08%). Das 165 categorias de produtos pesquisadas no mês, 79, ou 48%, tiveram aumento médio de preço de 1,24%, com destaque para: “ventilador/circulador” (6,22%), “escada” (5,09%), “aquecedor de ambiente” (4,80%), “coifa/exaustor” (4,24%), “camisa de time de futebol” (3,99%), “secador de cabelo” (3,38%) e “creme dental” (2,98%), torradeira (2,70%) e “secadora de roupas” (2,60%).

Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Jun15/Mai15)

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Considerando-se as variações anuais (mês t / mês t-12), a expressiva reversão de tendência verificada nos meses de abril/15 (1,37%) e maio/15 (1,21%) – dado que a variação média anual estava em um patamar de -3% – foi arrefecida com a variação de 0,26% no período Jun15/Jun14, conforme a figura 3. Esta reversão reflete a aceleração da inflação geral, que medida pelo IPCA passou de um padrão de variação anual de 6,5% para 8,5%, e também a recente valorização do dólar, que aumentou cerca de 17% entre o 1º quadrimestre de 2015 e o 2º quadrimestre de 2014. É importante ressaltar, neste sentido, que as categorias que têm mais peso no e-commerce são diretamente influenciadas pelo câmbio: eletrônicos, informática, fotografia e telefonia.

Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)

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A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 6,7% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período Mai15/Mai14, e que enquanto neste período os preços do e-commerce subiram apenas 1,21%, o IPCA registrou o expressivo aumento de 8,47%. Ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados, que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. A despeito dos aumentos anuais do índice FIPE/Buscapé de abril/15 (1,37%), maio/15 (1,21%), e junho (0,26%), é provável que sua variação anual continue pelo menos 6% abaixo do IPCA nos próximos meses. Os números traduzem uma significativa competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2014 foi de 24,3% em termos nominais, e de 26,7% em termos reais, com base na variação de –1,92% do Índice FIPE/Buscapé. Este crescimento é muito relevante considerando-se um contexto no qual o PIB cresceu 0,1%.

Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)

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No período anual Junho15/Junho14, dos 10 grupos pesquisados, 6 apresentaram aumento de preço e 4 apresentaram queda, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -12,19%, em Telefonia, a um aumento de 8,23% em Cosméticos e Perfumaria, conforme ilustra a figura 5. Das 165 categorias pesquisadas, 139, ou 84%, tiveram aumento médio de preço 5,47%, e 26, ou 16%, tiveram queda média de preço de -5,28%.

O grupo com a maior queda anual de preço em Jun15/Jun14 foi Telefonia (-12,19%), muito influenciado por “celular/smartphone” (-8,41%). O segundo grupo com a maior queda de preço foi o de Moda e Acessórios (-9,83%) – devido a “tênis” (-16,31%) – seguido em terceiro por Eletrônicos (-3,37%) – influenciado pela redução de -4,57% nos preços de “televisores”, e de -3,56% em “micro systems”. No grupo com maior aumento de preço – Cosméticos e Perfumaria (8,23%) –  destacaram-se “depilador elétrico” (13,34%), “shampoo para cabelo” (11,17%), “secador de cabelo” (10,28%) e “hidratante para o corpo” (10,25%).

Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram aumentos destacados no período anual Junho15/Junho14, além dos já citados, foram: “cartucho para impressora” (25,27%), “tenda gazebo” (21,52%), “climatizador” (18,68%), “processador” (17,62%), “frigideira” (17,09%), “secador de cabelo” (10,28%) e “pc” (10,28%). Os que tiveram maiores quedas foram: “chuteira” (-18,98%), “tênis” (-16,31%), “lava louças” (-5,48%), “bicicleta ergométrica” (-3,72%), “esteira” (-3,13%) e “tablet” (-2,21%).

Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Jun15/Jun14)

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Os aumentos de 0,26% do Índice FIPE/Buscapé no período Jun15/Jun14 e de 1,21% em Mai15/Mai/14 – embora revertendo uma longa série de quedas anuais – contrastam com os aumentos nos índices gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 8,47% e 7,61%, respectivamente, no período Mai15/Mai14. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.

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Categoria: Balanços

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