Inflação no e-commerce atinge marca histórica

| 06/05/2015 - 14:10 PM | Comentários (0)

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Em abril de 2015, o Índice FIPE/Buscapé registrou aumento médio de preços de 4,73% – que foi o maior aumento da série de 51 meses. Este aumento destaca-se em uma série na qual houve queda de preço em 41 dos 51 meses nos quais o índice foi calculado, ou 80% do período, conforme ilustra a figura 1. As variações de preços predominantemente negativas do Índice FIPE /Buscapé expressa o dinamismo e competitividade do setor de e-commerce, e a natureza dos produtos que são predominantemente vendidos no mesmo, mas neste 1º quadrimestre a variação acumulada relativamente alta de 5,45% reflete o recente aumento do nível dos preços em geral, e mais particularmente a desvalorização do real e do decorrente aumento de preço dos produtos e componentes importados.

Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)

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Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé nove apresentaram aumento de preço no mês de abril/15, conforme a figura 2, destacando-se: Brinquedos e Games (7,66%), Informática (6,21%), Eletrodomésticos (5,80%), Eletrônicos (4,99%) e Esportes e Lazer (4,12%). Das 166 categorias pesquisadas, 155, ou 93%, tiveram aumento médio de preços de 4,87%, com destaque para: “lavadora de alta pressão” (12,87%), “estabilizador” (11,69%), “ferro de passar roupa” (10,44%), “purificador de água” (9,97%), “chuveiro/ducha” (9,54%), “panela de pressão” (8,88%), “grill elétrico/sanduicheira” (8,65%) e “máquina de lavar roupa” (8,51%). O único grupo que teve queda de preço no mês de abril/15 foi Moda e Acessórios (-0,55%), devido especificamente a “tênis” (-1,70%). Das 166 categorias de produtos pesquisadas no mês, apenas 11, ou 7%, tiveram queda média de preço de -1,47%, com destaque para: “escrivaninha/mesa para PC” (-3,50%), “armário guarda roupa” (-1,82%), “escova de cabelo” (-1,02%), “memória para PC” (-0,79%) e “sofá/estofado” (-0,73%).

Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Abr15/Mar15)

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Considerando-se as variações anuais (mês t / mês t-12), houve uma expressiva reversão de tendência no mês de abril/15, pois a variação média anual passou de um patamar médio de -3% para 1,37%, que é a maior variação anual positiva de toda a série, conforme a figura 3. Esta reversão reflete a aceleração da inflação geral, que medida pelo IPCA passou de um padrão de variação anual de 6,5% para 8,2%, e também a recente valorização do dólar, que aumentou cerca de 17% entre o 1º quadrimestre de 2015 e o 2º quadrimestre de 2014. É importante ressaltar neste sentido, que as categorias que têm mais peso no e-commerce são diretamente influenciadas pelo câmbio: eletrônicos, informática, fotografia e telefonia.

Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)

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A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual 10,8% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período Mar15/Mar14, e que enquanto os preços do e-commerce caíram -3,51%, o IPCA registrou o expressivo aumento de 8,13%. Ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados, que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. Observa-se uma clara tendência de aumento da diferença negativa entre os preços do e-commerce e os preços em geral a partir de novembro/13 – quando era de -5% – até março/15 – quando chegou a –10,8%. A despeito do aumento do índice FIPE/Buscapé de abril/15, é provável que sua variação anual continue pelo menos 6% abaixo do IPCA nos próximos meses. Os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2014 foi de 24,3% em termos nominais, e de 26,7% em termos reais, com base na variação de -1,92% do Índice Fipe/Buscapé. Este crescimento é muito relevante considerando-se um contexto no qual o PIB cresceu 0,1%.

Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)

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No período anual abr15/abr14, dos 10 grupos pesquisados, 7 apresentaram aumento de preço e 3 queda, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -10,17%, em Telefonia, a um aumento de 9,37% em Casa e Decoração, conforme ilustra a figura 5. Das 166 categorias pesquisadas, 145, ou 87%, tiveram aumento médio de preço 9,20%, e 21, ou 13%, tiveram queda média de preço de -7,39%.

O grupo com a maior queda anual de preço em abr15/abr14 foi Telefonia (-10,17%), muito influenciado por “celular/smartphone” (-10,86%). O segundo grupo com a maior queda de preço foi o de Moda e Acessórios (-9,54%) – devido a “tênis” (-16,40%) –, seguido em terceiro por Eletrônicos (-3,79%) – influenciado pela redução de -5,46% nos preços de “televisores”. Entre os grupos com maior aumento de preço destacaram-se Casa e Decoração (9,37%), devido a “cozinha completa” (20,69%) e “armário guarda roupa” (5,97%), e Informática (7,63%), devido a “impressora” (9,69%), “PC” (9,26%%) e “notebook” (9,14%).

Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram aumentos destacados no período anual abr15/abr14, além dos já citados, foram: “cartucho para impressora” (21,41%), “no break” (20,96%), “frigideira” (20,35%), “processador” (16,46%), “climatizador” (15,94%), “cooler para bebidas” (15,51%), “panela de pressão” (12,55%) e “aparelho de jantar” (12,03%). Os que tiveram maiores quedas foram: “camisa de time de futebol” (-21,68%), “chuteira” (-16,47%), “tênis” (-16,40%), “bola de futebol” (-12,40%) e “aquecedor de ambiente” (-4,13%).

Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Abr15/Abr14)

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O aumento de 1,35% do Índice FIPE/Buscapé no período abr15/abr14 – embora revertendo uma longa série de quedas anuais – contrasta com os aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 8,1% e 6,6%, respectivamente, no período mar15/mar14. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da Internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.

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Categoria: Balanços

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