Rakuten Shopping cresce 30% ao mês no primeiro semestre

| 02/07/2013 - 11:55 AM | Comentários (0)

estatistica

© Kurhan – Fotolia.com

Operando há dois anos no País, a Rakuten encerra o primeiro semestre do ano com alta de 30% ao mês nas vendas, e um total de 468 lojas de diferentes segmentos de atuação, entre os quais moda, calçados, flores, móveis e alimentos, com destaque para as marcas Le Postiche, Planet Girls, Anna Hickmann, Livraria Cultura, Martins Fontes e Megamamute.

Dentre os motivadores do crescimento, a empresa aponta o foco no auxílio ao pequeno varejista que enfrenta dificuldades para vender online. “Estima-se que haja cerca de 20 mil lojas on-line no Brasil, mas 80% das vendas estão concentradas nas 20 maiores players. O marketplace é uma oportunidade de fazer com que os pequenos lojistas ganhem exposição e consigam competir com os grandes”, evidencia Ricardo Jordão, CMO da Rakuten Brasil.

Outro fator importante foram as melhorias no atendimento ao cliente, por meio da criação do programa Loucos por Clientes. Nele, todos os profissionais do Serviço de Atendimento ao Consumidor têm vasta liberdade para resolver qualquer atraso, em menos de três dias, incluindo verba própria para eventuais gastos extraordinários. “Trata-se de um programa de garantia de entrega de pedidos. Nosso atendimento está autorizado a, se for o caso, adquirir o produto em outra loja e entregar para o cliente. E também enviar presentes após resolver uma reclamação. Queremos mostrar que estamos do lado dele, inclusive excluindo uma determinada loja do shopping, caso existam atrasos ou reclamações recorrentes”, conta.

Novo layout, acesso mobile e outras mudanças

A companhia antecipa que no próximo mês o shopping on-line ganhará novo layout, com design desenvolvido com o propósito de contar histórias para os clientes, utilizando a técnica de rolagem de tela, – scrolling, já utilizada nas redes sociais, ao invés do tradicional “clicar”, como aplicado pelos mais antigos sites de lojas on-line. Além disso, a Rakuten aponta como principais mudanças o tamanho da logo, que deverá tomar menos que 5% da página, atual tamanho que ocupa atualmente, para que o destaque da plataforma seja a loja do varejista. Os produtos também estarão ambientados, e não isolados com um fundo branco, destaca o executivo. “Um suporte para bebidas, será mostrado em sua função, assim como um depilador, estará disposto conforme estivesse sendo usado. O objetivo é que o consumidor tenha na imagem uma história: olhando ele identifica tamanho, uso, produtos que se relacionam, a quem se destina etc.”, ilustra.

O novo layout contemplará ainda novidades no conteúdo, trazendo dicas e sugestões de especialistas, clientes e lojistas, além de ter incorporado webfotonovelas, com histórias sobre comemorações, reuniões em família e os produtos ambientados, completa Jordão.

Além do novo visual, para o próximo mês a Rakutem prevê o lançamento da sua versão mobile, através do aplicativo disponível para smartphones e tablets, nas plataformas IOS e Android. “No Brasil, 25% dos celulares vendidos já são smartphones e nós acreditamos que as compras passarão a se feitas via dispositivos móveis. Hoje, as pessoas não levam mais seus notebooks para casa, andam com tablets e smartphones, na hora do almoço, no metrô, no táxi. É por aí que vão fazer suas compras”, observa Jordão.

A companhia revela também que vai investir pesado na produção de vídeos sobre produtos e lojas, visando estimular as vendas e auxiliar os clientes no processo de compra. “Seremos o primeiro shopping do Brasil com foco em vídeo, produzindo um vídeo por dia. Nossos vídeos vão explicar as coisas, as lojas, trazer dicas e curiosidades, sem ‘empurroterapia’. Hoje, em algumas lojas no exterior, 30% das vendas acontecem por causa de vídeos e eles serão um fator decisivo para nós também”, acredita.

Foco maior em nichos que mais vendem

Como estratégia para ampliar seus negócios, a Rakuten dará maior atenção aos segmentos de moda, calçados, flores e móveis. O primeiro representa hoje 12,2% das vendas on-line, enquanto casa e decoração, incluindo móveis, 7,9%. Para os lojistas atuantes nesses segmentos, o marketplace desenvolveu plataformas exclusivas: a Rakuten Fashion e a Rakuten Móveis.

Segundo a empresa, ambas possuem layouts personalizados para lojas de moda e móveis, incluindo integração com o shopping on-line, soluções para inserção de produtos de forma rápida, filtros especiais para auxiliar o lojista e o cliente, recomendação de produtos, categorias diferentes de parceiros e busca diferenciada.

A companhia garante ainda que um programa de apoio a centros comerciais de grandes cidades, já está em desenvolvimento, – uma estratégia para incluir os pequenos lojistas no comércio eletrônico. “Estamos trabalhando com lojistas que vendem muito, mas não conseguem aproveitar as oportunidades do e-commerce por desconhecimento ou altos custos. Um centro de comércio como a Rua Santa Ifigênia, em São Paulo, por exemplo. Ensinamos todos os passos ao lojista, desde como entrar no shopping online até como apresentar, faturar e entregar produtos para todo o País”, afirma Jordão.

Vantagens do marketplace

Não basta abrir um negócio on-line, é preciso investir em tecnologia e marketing. No entanto, atualmente esses são justamente os maiores custos dos lojistas, podendo até inviabilizar a presença de grandes grupos no comércio eletrônico, dificultando a atuação de pequenos e médios empreendimentos. “Dependendo do caso, anúncios no Google podem representar até 30% do faturamento com um produto”, atesta Jordão.

Segundo ele, a solução para tornar viável a operação está em compartilhar investimentos, recomenda. “Com a presença no marketplace, o lojista deixa de se preocupar com tecnologia. A empresa tem equipes de desenvolvimento em várias partes do mundo, preocupadas com segurança, buscas, agilidade nas operações, logística,  etc… Do ponto de vista de marketing, auxiliamos o lojista com o uso das ferramentas de marketing por meio de sua equipe de consultores ou pelos cursos oferecidos na Universidade Rakuten”, evidencia.

Ele enfatiza ainda a mais recente iniciativa em marketing, – os investimentos em banners compartilhados com os lojistas. “Nós adquirimos uma programação de banners e oferecemos aos lojistas, como forma de ampliar suas vendas, aparecendo ao lado da Rakuten. Essa modalidade de propaganda tem custos menores e a loja pode estar na home page de um grande portal como o Terra, por exemplo”, completa.

Tags: , , ,

Categoria: Balanços

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.