Rakuten faz overview de seus negócios no Brasil e pelo mundo
A Rakuten, gigante japonesa em serviços de internet e e-commerce, atingiu um marco em sua expansão global e agora oferece serviços em mais de 25 países e territórios. O lançamento da Rakuten Áustria em maio de 2013 também marca o primeiro crescimento orgânico do marketplace da empresa em território europeu, que até o momento expandia suas operações por meio da aquisição de outras plataformas de e-commerces nos países. Uma rápida trajetória de crescimento proporcionou à Rakuten efetuar uma série de aquisições e investimentos de alto nível, construindo um amplo portfólio de negócios, que englobam conteúdo digital, marketing de desempenho, serviços de internet e e-commerce.
No mundo
A série de aquisições de e-commerce na Europa, Ásia e Américas entre 2008 e 2012, foi unificada sob o modelo B2B2C da Rakuten; Rakuten.com Shopping nos EUA (antiga Buy.com), Rakuten Brasil (que além do marketplace, continua desenvolvendo plataformas através do Rakuten EC Service), Rakuten Alemanha (antiga Tradoria), Play.com no Reino Unido e PriceMinister na França. Quase todas as empresas passaram a ter exclusivamente o modelo de marketplace; com todas elas caminhando para destacar o varejista e focando no modelo Rakuten de “descoberta de compras”.
Desde seu rebranding, a Rakuten Brasil tem visto um aumento anual em torno de 1000% nas vendas, enquanto a Rakuten Alemanha teve um crescimento de 30% em sua base de varejistas. Um foco importante para todas as plataformas de e-commerce tem sido o desenvolvimento de soluções de tecnologia a fim de tornar a vida do consumidor mais fácil, como o lançamento de aplicativos de celular dedicados para compradores na França e campanhas para aplicativos móveis na Indonésia, o que fez crescer o número de pedidos mobile, alcançando extraordinários 438% de aumento. Além disso, parcerias com os principais fornecedores de serviços financeiros, como a MasterCard nos EUA, agora permitem que a empresa ofereça carteira digital e soluções de pagamento para os consumidores norte-americanos, enquanto um acordo similar com a MasterCard e Visa oferece os mesmos benefícios em toda a Tailândia.
No final de 2012, a empresa teve grande participação no pioneiro The Grommet. O site, que lançou mais de dez mil produtos para o mercado norte-americano nos últimos quatro anos, se concentra em trazer inovações para o mercado, apoiando pequenas empresas e empreendedores através de conteúdo digital e canais de mídias sociais.
Ainda no ano passado a Rakuten fez sua primeira grande incursão no desenvolvimento de sua própria capacidade de logística fora do Japão, com a aquisição da empresa de automação de depósitos e logística Alpha Direct Services na França. Na semana passada, a Rakuten continuou seus investimentos em logística e anunciou a aquisição da Webgistix na América do Norte, empresa especializada em negócios realizados em nuvem.
Combinado com o sucesso de seu modelo B2B2C em toda Ásia e de seu marketplace global, a expansão contínua do modelo de markeplace da Rakuten cada vez mais oferece uma alternativa global aos modelos mais tradicionais de e-commerce. Mais recentemente, em 2013, a Rakuten Ichiba Taiwan realizou uma importante iniciativa de inovação no marketing social para apoiar seus varejistas, através de parceria com o Facebook, enquanto em 2012, aconteceu a inauguração do marketplace Rakuten na Malásia.
A Rakuten lançou no mês passado o Asian Startup Fund, que fica fora de sua sede regional em Cingapura. O Asian Startup Fund, que tem como alvo startups e empreendimentos relacionados ao e-commerce, serviços de internet e conteúdo digital, procura apoiar e permitir o crescimento de empresas criativas na região asiática.
No Brasil
Há dois anos no Brasil, o Rakuten Shopping fecha o primeiro semestre de 2013 com crescimento de vendas de 30% ao mês e 468 lojas dos mais diversos segmentos, entre os quais moda, calçados, flores, móveis e alimentos.
Novos programas e campanhas já estão em desenvolvimento ou prestes a serem lançados, como o‘Mil lojas em mil dias’, com o intuito de para aumentar ainda mais o mix de produtos do Shopping e fornecer mais opções ao consumidor; ‘Loucos por clientes’, onde a equipe de atendimento ao cliente resolve qualquer problema em três dias e para isso tem ampla liberdade, incluindo verba para gastos excepcionais.
Acompanhando a tendência internacional, a Rakuten Brasil está lançando dois novos produtos, as plataformas desenhadas para as verticais de moda e móveis. Tanto a plataforma Rakuten Fashion quanto a Rakuten Móveis trazem layouts personalizados para lojas de moda e móveis, incluindo integração com o shopping online, ferramentas para inserção rápida de produtos, filtros especiais para auxiliar o lojista e o cliente, recomendação de produtos, categorias diferentes de parceiros e busca diferenciada.
Já no próximo mês, a Rakuten lançará um novo layout do shopping. O design foi desenvolvido para contar histórias para os clientes, privilegiando a técnica de rolagem de tela (scrolling), presente nas redes sociais, ao invés do tradicional “clicar” dos mais antigos sites de e-commerce.
Entre as mudanças principais estão logo menor da Rakuten, que deverá ocupar ainda menos que 5% da página (porcentagem que ocupa hoje) para dar destaque à loja do varejista. Os produtos devem aparecer ambientados,e não isolados em um fundo branco. “Um suporte para bebidas será mostrado em sua função. Um depilador, sendo usado. O objetivo é que o consumidor tenha na imagem uma história: olhando ele identifica tamanho, uso, produtos que se relacionam, a quem se destina etc.”, conta Ricardo Jordão, CMO da empresa no Brasil.
O novo site irá incorporar também dicas e sugestões de especialistas, clientes e lojistas. Ricardo Jordão explica que a Rakuten incorporou webfotonovelas, com histórias sobre comemorações, reuniões em família e os produtos ambientados.
A Rakuten está preparando também uma versão mobile para o próximo mês. O app estará disponível para smartphones e tablets, nas plataformas IOS e Android.
Conteúdo digital
Em 2012 a empresa liderou um investimento de $100 milhões no Pinterest, rede social baseada em imagens; esse investimento deu início a uma colaboração entre Pinterest e as empresas Rakuten Ichiba, Rakuten Travel e Rakuten Recipe.
A Rakuten também anunciou a aquisição da Wuaki.tv, empresa espanhola de streaming e video on demand; essa aquisição levou a Rakuten das imagens sociais para imagens em movimento, dando-lhe acesso a parcerias já existentes da Wuaki.tv com estúdios importantes de Hollywood, assim como a abertura de relações com os principais fabricantes de TV.
Ambos os investimentos se complementam com a aquisição da Kobo, fabricante de e-readers, no início de 2012. A Kobo tem visto um crescimento anual de uma receita de três dígitos, cresceu sua eBookstore para mais de 3.4 milhões de títulos em 68 línguas, e atualmente possui 5 aparelhos de eReading no mercado incluindo Kobo Mini, Kobo Touch, Kobo Glo, Kobo Aura HD E Ink eReaders e o tablet certificado do Google, Kobo Arc. As aquisições em conteúdo digital da Rakuten oferecem a base de um ecossistema completo para o consumidor.
Marketing de Performance
O segmento de marketing da Rakuten continua expandindo seus serviços e distribuição geográfica. A rede de CPA (Cost Per Action) Rakuten LinkShare agora abrange os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão e Austrália, com planos de expansão ao longo deste ano. A empresa, adquirida pela Rakuten em 2005, reportou um primeiro trimestre forte, aumentando as vendas nos EUA em 26% ano a ano, enquanto que no Reino Unido viu um crescimento de 29% ao ano. A série de aquisições continuou com a união da MediaForge, líder de retargeting, à Rakuten, em 2012. Já a fornecedora de programas de fidelidade, Rakuten Loyalty (antiga FreeCause) sofreu rebranding para incorporar a marca Rakuten após sua aquisição em 2009.
Categoria: Balanços