Simples, eficientes e acessíveis: PMEs apostam nas vantagens de marketplaces B2B na internet

| 12/05/2014 - 15:25 PM | Comentários (1)

b2b

O microempresário Dário Junior, de São Luis (MA), mantém há quatro anos uma empresa de representação comercial, importação, exportação e venda de commodities. Sozinho, ele atende compradores interessados na comercialização de açaí, minério de ferro, entre outros itens tanto no Brasil quanto no exterior, onde seus principais clientes são Ásia e Europa. O segredo para manter uma cartela de cem clientes com recursos reduzidos? A internet.

Há pelo menos dois anos, o proprietário da Hagnus Representações tem utilizado plataformas digitais B2B para ampliar seus negócios. Esses espaços online voltados para empresas se comunicarem entre si têm facilitado o encontro de quem deseja fornecer ou comprar produtos e serviços. A novidade é que não são mais apenas grandes corporações que têm a possibilidade de trabalhar com plataformas B2B. No passado, elas eram complicadas e caras, o que inviabilizava a atuação das pequenas e micro empresas (PMEs). Mas o cenário tem mudado com marketplaces B2B mais acessíveis.

Segundo a consultoria E-Consulting, o B2B movimentou no Brasil R$ 1,13 trilhão em 2013. As PMEs já são responsáveis por 18% desse valor, algo em torno de R$ 200 bilhões. “Sem os marketplaces B2B fica mais difícil de achar compradores e fornecedores confiáveis. Quem procura na pesquisa do Google pode acabar levando gato por lebre. Nas plataformas B2B é bem mais seguro”, explica Dário, que passa em média 12 horas no computador fechando negócios. Os negócios em marketplaces B2B já representam 70% de seu faturamento.

Uma das principais plataformas utilizadas pelo empresário é o oHub. O site já conta com mais de 18 mil prestadores de serviço cadastrados e tem atuado como ponto de encontro para empresas  e profissionais liberais que desejam fazer negócios e serem encontrados na web. De forma gratuita, a plataforma permite que em apenas três minutos as empresas solicitem um orçamento para determinado serviço, como a limpeza de seu escritório, por exemplo. Mediante a uma assinatura mensal ou pagamento por resposta, os fornecedores que melhor se encaixam às necessidades do contratante recebem o pedido de cotação, e se interessarem, entram em contato com o cliente e fecham negócio diretamente com ele.

Este tipo de ferramenta era justamente o que a empresária Janaina Bemvindo buscava para alavancar seus negócios no Rio de Janeiro. Proprietária da CS Soluções, que  presta serviços de gestão em RH e terceirização de mão de obra para a limpeza e conservação de ambientes, ela encontrou nos marketplaces B2B uma forma de se tornar mais conhecida no mercado. No oHub ela mantém uma página da empresa onde mostra os serviços prestados, além de administrar todos os pedidos de orçamento. “Consigo mostrar melhor a minha empresa, fazendo contato com novos clientes e negociar bons contratos. Hoje, 60% do meu faturamento já vem do oHub e BrazilBiz (plataforma da mesma rede que oHub)”.

Tempo e mobilidade

Luiz José dos Santos, proprietário da Life Engenharia, empresa especializada em prestar consultoria ambiental, reflorestamento e recuperação de nascentes, também tem apostado nos marketplaces B2B para movimentar seus negócios. Hoje com sede em Cotia, na Grande São Paulo, o empresário conta que já teve 250 funcionários, e que antes da internet, seus 60 vendedores tinham como principal fonte de contatos comerciais a velha lista telefônica.

“Era um sistema que tomava muito tempo. Hoje tenho uma equipe de quatro pessoas fixas, além de engenheiros freelancers, mas fecho todas as vendas sozinho. Tudo se tornou mais prático”. Cadastrado no oHub, Santos explica que a dinâmica do negócio mudou para melhor, já que agora ele ganha em produtividade. “Basta abrir meu smartphone e acompanhar por e-mail as cotações que recebo. Posso estar no aeroporto indo realizar algum negócio e pelo telefone mesmo já fechar outro”.

Segundo Alexandre Pajola, CEO do oHub, na dinâmica adotada pelo marketplace, os dois lados ganham. “As prestadoras de serviço, por dialogarem com compradores já interessados em contratá-los, e os compradores, que além de economizarem tempo, já que preencherão apenas um pedido de orçamento, terão à disposição um leque de empresas que atendem ao seu perfil e expectativas”.

A oportunidade de dialogar se forma direta com compradores interessados em seus serviços foi, sem dúvida, um dos principais benefícios que levaram José Raimundo Rodrigues Oliveira a apostar em marketplaces B2B. Proprietário da Ebacex, consultoria em comércio exterior especializada no desembaraço de carga nos portos e aeroportos, a empresa passou a receber em média 100 cotações de serviço por mês. “Antes, eu é que tinha que ir atrás dessas opotunidades. Na minha área, a concorrência é grande, então, pretendo investir mais tempo em plataformas B2B. Por enquanto, dedico apenas uma hora do meu dia a isso”.

Com 20 anos de mercado, a consultoria localizada em Salvador (BA) tinha uma atuação reduzida a sua região, até que há um ano, Rodrigues começou a investir em marketplaces B2B. A expansão da empresa foi quase imediata. Hoje atua em todo o nordeste e sudeste do Brasil. “A internet é minha principal ferramenta de trabalho. Hoje, pelo menos 30% dos meus negócios vêm de marketplaces B2B. Não preciso mais me deslocar até o cliente”, comemora.

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Categoria: Balanços

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Comentário (1)

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  1. Valdeli Santos Vieira disse:

    É interessante vou pesquisar mais a fundo estas técnicas para por em pratica na minha empresa.

    http://telplanetcabeamentoestruturado.com

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