Com que frequência publicar nas mídias sociais?
O “boom” das mídias sociais impôs às empresas a necessidade de se fazerem presentes nesses espaços. E por uma razão: são potenciais pontos de contato com o público consumidor e, por isso, as marcas não se furtaram em estarem lá. Porém, após marcar território nas mais variadas redes, surge a dúvida: com que frequência postar conteúdo?
Felipe Martins, fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais, compartilha alguns insights sobre o assunto a partir de estudo realizado pelo Portal Viver de Blog e que pode ser esclarecedor para os profissionais que fazem a gestão das mídias sociais. Com o objetivo de não tornar a fanpage ou perfis sociais enjoativos para o consumidor, esse estudo mostra a frequência ideal de postagens:
“O ideal é que sejam feitas de uma a duas publicações ao dia”, sugere Martins. Ele ressalta que conforme a quantidade de postagens aumenta, o engajamento tende a diminuir. Nesses casos, o impulsionamento, que irá exigir gastos com verba, é boa alternativa para aumentar o alcance.
A recomendação para o Instagram, indica Martins, é também de uma a duas vezes por dia. “É importante fazer valer o uso de hashtags que fortalecem a indexação do perfil dentro da rede e amplia as oportunidades de curtidas e alcance”, completa.
Neste ambiente, o estudo recomenda de 1 a 3 publicações por semana, mantendo o foco na qualidade das informações postadas. “Deve-se respeitar, claro, a ideia original da mídia, neste caso ser profissional e empresarialmente interessante”, lembra Martins.
Para o Pinterest, o estudo sugere uma média de 3 a 4 pins por dia, ou uma carga grande de pins semanais. “Essa média leva em conta que o Pinterest prioriza o conteúdo mais recente a partir do termo pesquisado”, diz.
O Twitter comporta de 4 a 5 atualizações diárias, visto que as informações têm um fluxo muito mais rápido do que em outras mídias de comunicação. “Vale conceder uma segunda oportunidade para seus tuítes, republicando-os”, sugere Martins.
Por fim, Martins salienta que trabalhar com mídias sociais requer consciência e planejamento. “Analise bem essas dicas, e aplique-as às mídias sociais do seu e-commerce para buscar melhores resultados”, completa.
Categoria: Dicas