Com que frequência publicar nas mídias sociais?

O “boom” das mídias sociais impôs às empresas a necessidade de se fazerem presentes nesses espaços. E por uma razão: são potenciais pontos de contato com o público consumidor e, por isso, as marcas não se furtaram em estarem lá. Porém, após marcar território nas mais variadas redes, surge a dúvida: com que frequência postar conteúdo?

Felipe Martins, fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais, compartilha alguns insights sobre o assunto a partir de estudo realizado pelo Portal Viver de Blog e que pode ser esclarecedor para os profissionais que fazem a gestão das mídias sociais. Com o objetivo de não tornar a fanpage ou perfis sociais enjoativos para o consumidor, esse estudo mostra a frequência ideal de postagens:

Facebook

“O ideal é que sejam feitas de uma a duas publicações ao dia”, sugere Martins. Ele ressalta que conforme a quantidade de postagens aumenta, o engajamento tende a diminuir. Nesses casos, o impulsionamento, que irá exigir gastos com verba, é boa alternativa para aumentar o alcance.

Instagram

A recomendação para o Instagram, indica Martins, é também de uma a duas vezes por dia. “É importante fazer valer o uso de hashtags que fortalecem a indexação do perfil dentro da rede e amplia as oportunidades de curtidas e alcance”, completa.

LinkedIn

Performa.AI

Neste ambiente, o estudo recomenda de 1 a 3 publicações por semana, mantendo o foco na qualidade das informações postadas. “Deve-se respeitar, claro, a ideia original da mídia, neste caso ser profissional e empresarialmente interessante”, lembra Martins.

Pinterest

Para o Pinterest, o estudo sugere uma média de 3 a 4 pins por dia, ou uma carga grande de pins semanais. “Essa média leva em conta que o Pinterest prioriza o conteúdo mais recente a partir do termo pesquisado”, diz.

Twitter

O Twitter comporta de 4 a 5 atualizações diárias, visto que as informações têm um fluxo muito mais rápido do que em outras mídias de comunicação. “Vale conceder uma segunda oportunidade para seus tuítes, republicando-os”, sugere Martins.

Por fim, Martins salienta que trabalhar com mídias sociais requer consciência e planejamento. “Analise bem essas dicas, e aplique-as às mídias sociais do seu e-commerce para buscar melhores resultados”, completa.

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