eBay compra Milo e declara guerra à Amazon e Google
O eBay, uma das maiores empresas do e-commerce no mundo, anunciou ontem (03/12) que arrematou a Milo.com, uma empresa que opera com um serviço que para muitos é o mais inovador de todos do comércio eletrônico, permitindo aos consumidores procurarem em sua plataforma por produtos de lojas físicas próximos de sua localidade.
De acordo com o vice-presidente sênior de produtos do eBay Marketplaces, Mark Carges, o gigante pretende integrar as operações da Milo.com em todas suas plataformas, oferecendo dados de estoque em tempo real de cerca de 3 milhões de produtos em mais de 50.000 lojas. O serviço também será integrado a plataformas móveis.
“Ao disponibilizarmos em tempo real o estoque de mais de 50.000 lojas para os consumidores pesquisarem por itens em sua própria rua, é algo que nos faz acreditar muito no sucesso deste negócio”, afirma Carges, acrescentando outras vantagens “Enxergamos este processo como uma grande oportunidade para os varejistas locais, pequenas empresas e vendedores do eBay para atingirem mais compradores, incluindo os consumidores que poderão se informar melhor antes de decidir sobre a compra”, finaliza.
Através desta nova aquisição o eBay diz que pretende agregar cada vez mais varejistas de pequeno a médio porte. Atualmente a Milo.com trabalha com cerca de noventa pequenos lojistas locais.
Para Konstantin Shostakovich, gerente de uma loja física fornecedora da Milo, o importante é buscar os consumidores onde eles estiverem, independente se este local é a internet ou não.”Chegar aos clientes potenciais onde quer que estejam, seja online ou até mesmo à porta, é vital para nos mantermos competitivo e continuarmos gerando tráfego para nossa loja”, explica Shostakovich.
De acordo Eric Best, CEO da Mercent Corp, empresa que ajuda alguns varejistas como o eBay e Amazon a venderem seus produtos online com seus motores de busca e sites comparativos de preços, explica que a aquisição pode ajudar o eBay a obter uma vantagem considerável sobre a Amazon.com.”O eBay tem muito a ganhar se conseguir montar corretamente esta operação junto aos lojistas físicos”, explica Eric, acrescentando que essa tarefa pode ser mais difícil para a Amazon.com, que correria o risco de canibalizar suas próprias vendas.
Ele também observa que o “namoro” do Google com o Groupon poderia colocar ambas as companhias mais competitivas em mercados de serviços locais.”Google e eBay estão atrás de publicidade e comércio local como um fator estratégico contra a Amazon.com”, Explica.
Entretanto, a Amazon para não ficar de fora da “festa” também esta realizando suas apostas. A principal delas seria um investimento em torno de 175 milhões de dólares em uma empresa do segmento de compra coletiva nos Estados Unidos, a LivingSocial, consolidada como a principal concorrente do Groupon naquele país.
Aconteça o que acontecer, os últimos dias trouxeram uma tendência preciosa para o e-commerce no ano de 2011, diz Sucharita Mulpuru, analista de varejo eletrônico da Forrester Research. “Acredito que podemos seguramente afirmar que a maior tendência de 2011 será o local, local, local”, diz ela.
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