Ex-funcionário roubou dados de clientes do HSBC; banco confirma
O HSBC confirmou nesta sexta-feira (11/12) que um ex-funcionário roubou dados de seus clientes, mas afirmou que os registros obtidos indevidamente foram menos de 10. Os dados roubados acabaram nas mãos das autoridades da França, que têm investigado cerca de 3 mil pessoas suspeitas de não pagar impostos, segundo a mídia francesa.
O roubo destaca problemas que as companhias enfrentam com seus colaboradores, que podem furtar informações confidenciais para lucro pessoal ou vingança antes que seus contratos terminem. Os registros foram furtados em algum momento entre o final de 2006 e o começo de 2007 por um empregado que trabalhou no departamento de Tecnologia da Informação (TI), segundo um assessor do HSBC.
A organização entrou com uma queixa criminal em 2008, e a pessoa foi questionada por promotores da Suíça, e, desde então, tem sido acusada de roubo.
Os dados vieram do HSBC Private Bankin, que oferece serviços bancários e de consultoria a consumidores ricos. Todos os clientes afetados foram notificados.
Comentários