Empresas adaptam modelos de negócios que deram certo para novos segmentos de atuação

| 22/06/2015 - 10:32 AM | Comentários (0)

chart

Segundo estudo divulgado pela consultoria IDC, em 2014, a venda de smartphones cresceu 55% no Brasil, alcançando 54,5 milhões de unidades. Em paralelo, de acordo com pesquisa “Global Entrepreneurship Monitor”, 34 a cada 100 brasileiros adultos (18 a 64 anos) possuem um negócio próprio ou estão envolvidos na criação de um. Mas, em meio a esse “mar” de smartphones conectados, é preciso se destacar ou encontrar uma brecha inexplorada para criar soluções digitais que atendam uma necessidade de mercado e também sejam lucrativas. Este é o exemplo de três empresas brasileiras que seguiram modelos de negócios de sucesso e adaptaram a ideia para seu setor.

A primeira delas é a Sontra Cargo, plataforma web e para iOS, Android e Windows Phone que conecta caminhoneiros autônomos a fretes. Atualmente, estima-se que ao menos 40% dos caminhões no Brasil circulem completamente vazios, e outros 30% com espaço ocioso. A ideia é diminuir essas estatísticas e ainda otimizar e rentabilizar melhor a relação entre transportadoras e caminhoneiros. A solução é uma adaptação dos aplicativos de táxi que tiveram um “boom” no Brasil a partir de 2012 e hoje, são considerados cases de sucesso não só aqui, mas no exterior.

“Assim como existem soluções para o transporte de passageiros, queremos ajudar a movimentar cargas pelo Brasil, já que hoje, o modal rodoviário transporta 65% do PIB brasileiro”, comenta Bruno Moreira, diretor de marketing da Sontra Cargo. Em operação desde maio de 2014, a plataforma possui 100 mil caminhoneiros e 20 mil transportadoras cadastrados, além de processar o equivalente a R$ 100 milhões mensais em cargas e cadastrar mais de 400 novos caminhões por dia.

Seguindo a mesma linha estratégica, o Rapiddo,  plataforma online de entregas expressas que atende tanto o mercado corporativo quanto pessoas físicas, se espelhou em aplicativos internacionais de roteirização para tentar solucionar os graves problemas de mobilidade urbana, com entregas via motoboys, bikers e até vans no mesmo dia das solicitações. A startup iniciou sua operação em 2014 e já conta com 1.000 entregadores distribuídos em cinco metrópoles brasileiras: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

Desde a sua fundação, a plataforma  já obteve um crescimento de 50%, atingindo 50 mil pedidos em maio. “A intenção é que façamos quatro vezes essa média de pedidos nos próximos 12 meses e, além disso, pretendemos atingir mais cinco capitais do Brasil até o começo de 2016”, revela Guilherme Bonifácio, CEO do Rapiddo. Além da praticidade do pedido online, a empresa disponibiliza o acompanhamento do trajeto do portador em tempo real, com a indicação adicional sobre quem recebeu a encomenda. “O cliente se sente 100% seguro em nosso serviço, pois tem visibilidade do que está acontecendo em sua entrega. Além disso, pode pagar online com a garantia que sempre será atendido”, complementa Bonifácio.

Já a DogHero, empresa que proporciona hospedagem domiciliar de animais de estimação, inspirou-se em modelos de plataformas focadas na busca e reservas de acomodações em todo mundo. “As pessoas têm muita dificuldade em encontrar um local confiável para deixar o bichinho quando precisam passar algum tempo fora de casa. Pensamos em algo personalizado e acolhedor. Nossos anfitriões, como são chamadas as pessoas que se cadastram para receber os animais em suas casas, formam uma rede de apaixonados por cachorros, que cuidarão dos bichos como se fossem seus”, afirma Eduardo Baer, sócio-fundador.

A DogHero está acessível através do site e também nas plataformas iOS e Android. A empresa, fundada em agosto do ano passado, conta com mais de mil anfitriões  e pretende chegar a todos os grandes centros urbanos do Brasil até o final de 2015. Para Gadotti, a recepção do público foi muito positiva, o que possibilitou um crescimento de 60% ao mês. O custo da diária varia de anfitrião para anfitrião, mas a média fica na casa dos R$50 reais. Ao navegar pelo site, o tutor do animal consegue avaliar e escolher a melhor acomodação para a hospedagem do cachorro, de onde poderá acompanhar sua rotina por meio de fotos e vídeos.

Tags: , , ,

Categoria: Lançamentos

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.