Groupon entra com pedido de IPO e exalta seus resultados
O gigante das compras coletivas, Groupon, afirmou por meio de um arquivo regulador enviado a Securities and Exchange Commission (SEC) que pretende listar suas ações sob o símbolo “GRPN”.
O Groupon, que alcançou a marca de 8.000 funcionários, cinco vezes mais que o número do ano anterior, tem crescido muito em um período relativamente curto.
A companhia obteve US$ 644,7 milhões em receitas no trimestre encerrado em março, contra US$ 44,2 milhões durante o mesmo período em 2010. No quesito lucro líquido, a empresa registrou perdas de US$ 113,9 milhões, contra um resultado líquido de US$ 8,6 milhões no primeiro trimestre 2010, fruto dos grandes investimentos em sua expansão mundial. “Pretendemos continuar nossa estratégia com investimentos significativos”, segundo relatório enviado a SEC.
O crescimento das receitas do site realmente é surpreendente. De um valor anual de US$ 94.000 em 2008, chegou a US$ 713,4 milhões ano passado. No primeiro trimestre deste ano, este valor já foi quase superado. O número total de assinantes do serviço passou de 3,4 milhões no primeiro trimestre de 2010 para mais de 83 milhões no mesmo período deste ano, enquanto o número total de cupons, ou “Groupons”, vendidos subiu para 28,1 milhões de cerca de 1,8 milhões.
A empresa de redes de serviço LinkedIn Corp veio a público no mês passado com um popular IPO onde as ações da companhia subiram de 45 dólares para quase 95 dólares em seu primeiro dia de negociações. As ações da LinkedIn estavam sendo negociadas a 78,63 dólares na quinta-feira.
Outro IPO muito aguardado é o do Facebook Inc. O serviço de rede social, que já acumula mais de 600 milhões de usuários, está previsto para abrir seu capital no próximo ano.
O Groupon.com ficou na 64° posição entre os sites mais populares dos EUA na semana que terminou dia 28 de maio, segundo dados da Experian Hitwise, enquanto pesquisas em ferramentas de busca com o termo “Groupon” aumentaram cerca de 462% em relação ao ano passado.
O Google teria tentado comprar o Groupon ano passado por um valor de US $ 6 bilhões.
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