Zynga entra com pedido de IPO e deve levantar até US$1 bilhão
A provedora de jogos sociais Zynga Inc. entrou neste último sábado com seu pedido de oferta pública inicial, esperando arrecadar até US$1 bilhão em ações.
A Zynga, criadora do Farmville e de outros famosos jogos da rede social Facebook, obteve receitas no primeiro trimestre deste ano no valor de US$ 235,4 milhões, o que representou um aumento de 133% frente aos US$100,9 milhões obtidos no mesmo período de 2010. O lucro líquido no período aumentou 84%, saltando dos US$ 6,4 mi verificados no mesmo período de 2010, chegando a US$ 11,8 mi. A empresa contou com 232 milhões de usuários ativos no último mês.
A empresa não informou o número de ações que serão postas a vendas. O IPO ocorre em meio a uma onda de abertura de capital por parte de empresas de e-commerce, como o Groupon, líder de compras coletivas, o LinkedIn, rede social para profissionais e o Pandora, um serviço de compartilhamento de músicas. O Zynga afirmou que o dinheiro será investido em capital de giro, desenvolvimento de jogos, marketing e custeio de despesas de capital.
O IPO irá medir em quanto o sucesso da Zynga, que foi lançada em 2007, depende da rede social Facebook. “O Facebook é o nosso primeiro distribuidor, marqueteiro, promoter e plataforma de pagamento para nossos jogos. Praticamente todas nossas receitas e jogadores são originados desta rede social, e esperamos que esta relação continue no futuro”, afirmou no documento.
Zynga também afirmou que a maior parte de sua receita vem de uma pequena porcentagem de jogadores. “Nosso crescimento depende da nossa habilidade em lançar novos jogos que alcançar a popularidade significativa. Cada um dos nossos jogos requer significativos de engenharia, marketing e outros recursos para desenvolver, lançar e sustentar via upgrades regulares e expansões, e tais custos, em média, têm aumentado”, diz a apresentação.
O documento apresentado também descreve as pressões competitivas que a Zynga tem enfrentado, observando as barreiras relativamente baixas para a entrada no mercado de empresas de jogos sociais, e os potenciais concorrentes poderiam ser desde um gigante como a The Walt Disney ou empresas de menor porte. “Empresas de alto nível com significativa presença online que até hoje não se aventuraram no mercado de jogos sociais, como a Amazon.com, Google, Microsoft e Yahoo, não teriam grandes barreiras para o fazerem, caso assim decidam”, afirmou a Zynga.
Categoria: Lançamentos