Lançada Scholas.Labs, aceleradora de projetos de tecnologia e educação impulsionada pelo Papa Francisco
Na Sala Marconi da Rádio Vaticano, a Scholas anunciou o lançamento do Scholas.Labs, um programa para acelerar projetos educativos e apoiar empreendedores tecnológicos comprometidos com a inovação e a educação, com o propósito de promover a integração.
Em Coletiva de Imprensa, realizada na Rádio Vaticano e presidida pelo Padre Federico Lombardi S.J., diretor da sala de imprensa da Santa Sede, e José María Corral, Chefe Global do Scholas, foram anunciados os detalhes desse programa que, envolve inovação e tecnología para a educação com responsabilidade social.
“Tem havido muitos eventos no Vaticano por esses dias, mas o Congresso Scholas é significativo por duas razões em particular; a primeira é porque o Scholas representa um projeto de alcance global e a segunda é pelo interesse que o Papa Francisco demonstrou desde a criação do Scholas”, disse padre Lombardi aos representantes dos veículos de comunicação.
Por sua vez, José María del Corral disse que durante as atividades do IV Congresso Mundial de Educação, o Papa Francisco usou a tecnologia como uma ferramenta para se comunicar com cinco crianças em todo o mundo, sem quaisquer barreiras.
O Scholas.Labs está aberto para que pessoas físicas e startups de todo o mundo possam postar seus projetos de tecnologia voltados à educação. Um comitê de especialistas reconhecidos mundialmente irá avaliar cada projeto que, se selecionado, entrará na fase de “aceleração”. A partir daí os experts acompanharão o projeto durante quatro meses, oferecendo orientação, financiamento, visibilidade, e outros benefícios que permitirão transformar a idéia em uma solução concreta. A iniciativa da Scholas é integrada por várias empresas de tecnologia: Globant, Google, Telecom Argentina Group, Microsoft, Line64 e o Grupo Papaya.
O primeiro projeto do Scholas.Labs será o Scholas Cidadania, desenvolvido em conjunto pela Globant e a Line 64. Este projeto tem como objetivo criar um espaço online para compartilhar os problemas dos estudantes de ensino médio, incentivando sua participação e engajamento social, cívico e político. Seu objetivo é gerar uma abordagem de campo para os problemas da cidade, o bairro ou a comunidade, a partir de uma perspectiva construtiva, onde os alunos participam através da apresentação de propostas e soluções.
Néstor Nocetti, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e co-fundador da Globant, complementou: “O Scholas representa para nós a oportunidade de integrar projetos de educação em todas as regiões por meio da tecnologia. Estamos muito animados por podernos somar e participar com o Scholas Cidadania, que buscará gerar um espaço virtual para compartilhar problemas específicos das comunidades de estudantes em todo o mundo, incentivando sua participação e engajamento social, cívico e político.”
A coletiva de imprensa contou com a presença de Néstor Nocetti, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Co-fundador da Globant; Pedro Less Andrade, diretor do Google para a América Latina; Mariano Cornejo, Diretor de Comunicação e Mídia do Grupo Telecom Argentina; Santiago Carmuega e Norberto Chio, do Scholas.
Nesse primeiro ano, o Scholas Labs pretende orientar 10 projetos que visam a inclusão e integração, envolvendo menos recursos. Para postar um projeto no Scholas Labs, a base, condições e detalhes estão disponíveis em: http://scholaslabs.org/
Categoria: Lançamentos