Intelie participa de programa de intercâmbio do MIT
A Intelie, empresa brasileira de tecnologia especializada em análise de dados, receberá nesse mês de janeiro quatro alunos de MBA do Global Entrepreneurship Lab (G-Lab), programa de empreendedorismo e inovação da unidade de Negócios do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), o MIT Sloan. A universidade é considerada uma das maiores instituições de tecnologia do mundo.
Durante três semanas os estudantes envolvidos vivenciam a rotina de trabalho na sede da empresa no Rio de Janeiro e participam da elaboração de um plano para a expansão da atuação na área de óleo e gás. O trabalho passa pelo entendimento do negócio da Intelie, criação de um modelo de negócios e de uma estratégia de gotomarket, além de englobar o orçamento para a realização das ações. O contato com os alunos da universidade para a elaboração do projeto vem acontecendo desde o final de setembro por meio de conference calls e e-mails.
“O intercâmbio permite que tenhamos uma atuação mais bem fundamentada, com base em dados, entrevistas e metodologia concretos. Com esse tipo de preparo, conseguimos nos planejar melhor para uma expansão. A experiência que estamos tendo com uma das maiores universidade do mundo tem nos ajudado muito”, afirmou o presidente da Intelie, Ricardo Clemente.
No mês de outubro, Ricardo e o sócio da empresa, Pedro Teixeira, estiveram no MIT para participar de palestras e debates relacionados a empreendedorismo, gestão, negócios e estratégias de expansão. O presidente da Intelie também destacou a convivência com executivos de diferentes empresas do mundo. “Além dos conteúdos apresentados serem muito relevantes, foi muito benéfico o contato com empreendedores e executivos, já que é possível trocar experiências e ampliar os horizontes”, explicou.
Como funciona o projeto
Há 15 anos, o Global Entrepreneurship Lab (G-Lab) oferece, por meio do programa de intercâmbio de alunos de MBA e pós-graduação, acompanhamento e orientação sobre gestão e empreendedorismo a empresas do mundo inteiro.
Para participar a empresa deve inscrever uma sugestão de projeto, que, se aprovado, permite à companhia participar do intercâmbio que ocorre de setembro a janeiro. Após uma visita dos executivos à sede do MIT para palestras e debates, o plano é discutido por meio de conference calls e e-mails e é produzido ao final da visita de quatro estudantes à sede da empresa participante. As passagens e hospedagens dos alunos são custeadas pelos executivos da companhia.
O intercâmbio já beneficiou mais de 500 projetos distintos de quase 400 diferentes empresas em mais de 50 países emergentes como, Gana, Indonésia, Vietnã, Brasil e Uruguai. Com o sucesso do programa, cerca de 30% das empresas que já participaram voltam a ser selecionadas em anos seguintes.
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