Marketing de afiliação ganha instituto no Brasil
Visando fortalecer o marketing de afiliados no Brasil, foi criado o Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados – IBMAfiliados. A instituição terá como papel fomentar esse tipo de marketing no país, oferecendo treinamentos, desenvolvendo um calendário de eventos, estimulando o networking entre profissionais do ramo e aproximando os elementos que compõe o tripé desse segmento: afiliados, anunciantes e plataformas.
Conforme explica Paulo Faustino, um dos três idealizadores da inciativa, embora ainda seja pouco conhecido no Brasil, o marketing de afiliação é uma forma eficiente de rentabilizar projetos na Internet, por meio de parceiros especializados: “O marketing de afiliação permite às empresas e anunciantes encontrarem milhares de empreendedores digitais interessados em promover os seus produtos em troca de comissão”, comenta. O executivo aponta que diversos segmentos, como varejo, shoppings, indústria e telecomunicações, podem fazer um uso profícuo dessa forma de marketing para obter melhores resultados com as vendas on-line.
Outro idealizador da iniciativa, Flávio Raimundo revela que, anualmente, o marketing de afiliação movimenta mais R$ 35 milhões por ano: “Somente em 2013, nove milhões de novos consumidores aderiram às compras online e fizeram a modalidade crescer quase 30% no Brasil”, aponta o executivo.
Raimundo destaca ainda que o recém-lançado programa de afiliados da Amazon promete esquentar ainda mais esse mercado no país: “Há menos de dois meses, uma notícia reforçou este potencial: o lançamento do programa de afiliados da Amazon em solo brasileiro. A norte-americana, muito aguardada pelos empreendedores digitais, além de pioneira, detém a maior loja de e-commerce do mundo”. Outra apontada por ele é a plataforma alemã Zanox, a maior rede de marketing de performance da Europa, com mais de 4 mil anunciantes. “E não poderia deixar de citar o Google, claro, no País há 10 anos, é um gigante de presença consolidada e dominante na propaganda on-line e no marketing de afiliação”, relata.
Um dos primeiros objetivos do IMBAfiliados será identificar o perfil do empreendedor brasileiro: “Essa será nossa primeira pesquisa, encabeçada por especialistas e feita em benefício do setor. Os resultados irão nortear o plano de ações do Instituto para 2015”, afirma Rafael Rez, outro fundador do instituto e professor de Marketing Digital no MBA da HSM.
Segundo ele, a pesquisa já foi iniciada. Cerca de mil profissionais serão entrevistados e os resultados serão apresentados, em primeira mão, no Afiliados Brasil – Congresso Brasileiro de Marketing de Afiliação, evento criado e promovido pelo Instituto, que acontece de 29 a 31 de maio, em São Paulo (SP). “O Congresso é mais uma oportunidade para mostrarmos o grande potencial deste mercado. Mais de 600 profissionais, entre empreendedores digitais, plataformas, anunciantes, agências e publicitários, de diferentes localidades do País, são esperados para a edição 2014 do evento”, conclui Rafael.
Além da pesquisa anunciada e a realização do Afiliados Brasil, está entre as iniciativas da entidade ainda para 2014, a publicação de mais uma edição da Revista Afiliados Magazine, a realização de uma nova edição do Congresso em Fortaleza (CE) e a criação de um calendário de eventos técnicos, com duração de um dia, que percorrerá diversas capitais do Brasil. Mais informações: www.ibmafiliados.com.br
Categoria: Lançamentos