Mídias sociais podem ser um ótimo negócio para empresas de saúde

| 06/02/2012 - 12:51 PM | Comentários (0)

As mídias sociais foram por algum tempo vistas como terreno arriscado para empresas de setores tradicionalmente “low profile” na comunicação. Indústrias, hospitais, farmácias e outras companhias voltadas à Saúde, por exemplo, não costumavam promover a livre interação com os públicos por meio da Internet. Este cenário mudou por completo de uns anos para cá, especialmente com o advento das mídias sociais. Ao mesmo tempo em que redes sociais e microblogs como Facebook e Twitter ganham cada vez mais adeptos no mundo corporativo e entre os consumidores brasileiros, empresas de saúde de todos os portes apostam cada vez mais em campanhas nas mídias sociais de destaque para promover suas marcas.

Um exemplo é a Sare Drogarias, que acaba de estrear nova página no Facebook e novo perfil no Twitter e promete sorteios sazon ais de kits de produtos de higiene e beleza entre os internautas que curtirem a página http://www.facebook.com/drogariaonline e seguirem @saredrogarias no Twitter. A entrega do kit ao usuário sorteado será filmada pela equipe da Sare e postada na rede social. Como a rede social da empresa está começando, ainda não são tantos usuários, o que aumenta as chances de ser sorteado.

Segundo dados da consultoria Social Bakers, metade dos internautas no País utiliza a rede social Facebook, totalizando 38 milhões de pessoas. O Brasil é o 4o país no mundo no uso dessa ferramenta. Já em usuários do Twitter, o Brasil também se destaca. De acordo com a empresa Semiocast, o país ultrapassou o Japão em 2011 e já é o segundo no mundo em usuários no microblog, com 33,3 milhões de internautas registrados.

Campanhas mal planejadas podem trazer danos à imagem e prejudicar a reputação da organização. Recentemente, uma famosa rede de fast food solicitou para que seus usuários n o Twitter compartilhassem histórias positivas que envolvessem seus lanches. No entanto, a página ficou repleta de reclamações e histórias negativas postadas por consumidores que não curtem a marca. Quando bem conduzidas, porém, as campanhas surtem resultados positivos e aproximam a empresa de seus públicos-alvo.

O primeiro passo para a campanha obter resultados positivos é a definição dos objetivos e públicos-alvo. É no planejamento que são avaliados os objetivos e etapas da campanha. E em se tratando de saúde, a divulgação de medicamentos não é permitida. Criar canais de interação com o público, com informações e dicas bem elaboradas e confiáveis sobre saúde, com embasamento médico e o suporte de profissionais especializados em comunicação é uma boa alternativa.

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Categoria: Lançamentos

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