Netflix vai operar em 43 países da América Latina, incluindo o Brasil
A Netflix, o serviço de assinaturas de DVDs e de transmissão de vídeos online, está se expandindo para 43 países em toda a América Central, do Sul e Caribe, após acordos para a transmissão em língua espanhola e portuguesa.
O anúncio fez as ações da Netflix obterem um salto de cerca de 8% e atingir a sua maior alta em um ano, consolidando a companhia como a maior operadora mundial de vídeos online.
A expansão irá colocar a Netflix em mercados com um rápido crescimento de mídias, como o Brasil, Argentina e México, após a empresa ter fechado acordos com emissoras da região, dentre elas a Televisa e Azteca do México, e a Rede Globo, do Brasil, segundo fontes próximas a empresa.
A Neflix anunciou que oferecerá um mix de conteúdos que serão publicados em inglês e nos idiomas locais. A empresa está perto de alcançar 24 milhões de assinantes nos EUA e Canadá para o serviço de aluguel de DVDs pelo correio. Mas a maior parte do seu crescimento recente está sendo turbinado pelo seu serviço de visualização online de vídeos.
A empresa lançará também este serviço internacionalmente, pois ao se focar apenas no aluguel de DVDs em todos os novos territórios pode enfrentar grandes problemas quando a demanda por DVDs cai.
O grupo sediado na Califórnia afirmou que expandir seus serviços a assinantes do México, América Central, América do Sul e do Caribe tornará seus clientes capazes de “assistir instantaneamente uma grande variedade de shows de TV de sua região, dos EUA ou de qualquer país do globo através de uma gama de dispositivos eletrônicos capazes de compartilhar os vídeos da Netflix”.
A expansão intensifica a competição no mercado de vídeo online. Hulu, o site de vídeos da web de propriedade das empresas NBC Universal, Walt Disney, News Corp e Providence Equity Partners, está à venda e atraiu cerca de 12 potenciais compradores, incluindo o Google.
A Amazon.com também têm apostado no crescimento global do mercado de vídeos online, e adquiriu a Lovefilm, empresa britânica que opera nos mesmos mercados da Netflix, por mais de US$ 300 milhões, utilizando os seus serviços premium de visualizações de vídeo também no mercado americano.
Enquanto isso, a Apple está trabalhando em um serviço cloud-based para visualização de filmes e programação de TV, enquanto a Walmart conta com o seu próprio serviço de vídeos online, o Vudu.
Categoria: Lançamentos