Nova plataforma digital promete simplificar a contratação de serviços de motoboys
A mobilidade urbana é hoje um dos fatores críticos da vida nas grandes cidades. Os gargalos no transporte afetam os negócios, o meio ambiente e também o bem-estar da população. Só para dar um parâmetro econômico do que isso representa, em 2012 o custo do congestionamento em São Paulo, a maior cidade do Brasil, foi de R$ 40,1 bilhões por ano, ou cerca de 8% do valor do PIB paulistano, segundo estudo realizado por Marcos Cintra, doutor em economia pela Universidade Harvard e professor titular de economia na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Nesse aspecto, a tecnologia pode dar sua contribuição para melhorar a oferta de serviços logísticos urbanos nos quais agilidade, segurança e sustentabilidade são aspectos que fazem a diferença. Foi pensando nisso que os empreendedores Maurício Kerche Nunes, Indio Brasileiro, Otávio Campos, Ronaldo Moura, Daniel Taparelli e José Roberto Nunes criaram a Mottoman, plataforma digital desenvolvida para simplificar e dinamizar a tomada de pedidos de coleta e entrega nas cidades. Sua missão é localizar – de forma simples, rápida e inteligente – o serviço de motoboy para clientes B2B (pessoas jurídicas) e B2C (pessoas físicas).
A plataforma começou seu pré-credenciamento de motoboys e empresas em novembro de 2013. A operação comercial foi iniciada em janeiro de 2014, e o serviço já está disponível em caráter experimental nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro – em breve estará em funcionamento também em mais regiões.
Para contratar os serviços da Mottoman basta ingressar no site www.mottoman.com.br, preencher uma ordem de serviço informando o que deverá ser retirado, quais as dimensões e onde será feita a entrega. O sistema do site calcula o custo da entrega e, através de geolocalização, aciona o motoboy que está mais perto da região. Uma vez que ele aceite prestar o serviço o cliente tem apenas que aguardar sua chegada.
“A questão logística é um dos grandes entraves ao desenvolvimento dos negócios nos grandes centros, assim como um fator que afeta a qualidade de vida das pessoas”, afirma o empresário Indio Brasileiro. “Por isso, pensamos em criar uma solução que ajudasse a organizar, dar segurança e visibilidade ao setor de serviços de entregas por motoboys. A Mottoman é a evolução do motoboy”, acrescenta.
Baseada em tecnologia própria, a Mottoman está sustentada em quatro pilares: mobilidade, computação em nuvem, big data/big analytics e redes sociais. Seus sócios têm experiências de mais de duas décadas em áreas como serviços de entregas, mapas e roteirização digital, internet e BI-Analytics.
“Como toda a base tecnológica foi desenvolvida por nós, temos capacidade de evoluir e adaptar a plataforma de forma escalável, rápida e flexível”, diz Maurício Kerche Nunes, CEO e um dos sócios e idealizadores do Mottoman.
Categoria: Lançamentos