Rakuten lança plataforma exclusiva para Atacarejo

| 15/07/2014 - 14:46 PM | Comentários (0)

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Atacadistas de grande e médio porte estão começando a apostar em lojas virtuais voltadas não só à cadeia de revenda, mas também ao consumidor final. Constatou-se que 70% do público consumidor dos atacarejos é composto por pessoas físicas, o que demonstra uma excelente oportunidade para ampliar a receita com as vendas diretas. Os atacarejos do setor de alimentos e higiene veem cada vez mais o aumento do público consumidor final, já que em função do aumento dos preços dos produtos dos alimentos em supermercados e hipermercados, a classe média busca no atacarejo uma alternativa para continuar consumindo os produtos habituais. Alie a isso o aumento constante dos consumidores entrantes do e-commerce (cerca de 10 milhões ao ano) e a expectativa de faturamento online para 2014, que de acordo com o e-Bit é de R$ 34,6 bilhões, e é possível ver o quanto os atacadistas que não apostam em atacarejo nem internet estarão perdendo.

Com a evolução das plataformas de e-commerce, já é possível ter apenas uma loja virtual, mas com duas interfaces para os dois públicos. Porém, até o momento, apenas 1% das lojas virtuais existentes no Brasil vendem para o varejo e para o atacado com a mesma plataforma.Na plataforma de atacarejo, a diferenciação entre cliente PJ e PF se dá na opção de login, na homepage, e assim que acessam, os layouts, comunicação epreços são disponibilizados de acordo com cada perfil. A plataforma Atacarejo da Rakuten oferece recursos e funcionalidades muito específicos para este tipo de negócio, como ‘Recompra de pedidos já realizados’, para clientes que recompram os mesmos produtos com frequência; ‘Compra por grade’, exclusiva ao público de atacado e que permite a compra de vários sku´s, que são variações de um mesmo produto ao mesmo tempo, como cor e tamanho; ‘Vitrines dinâmicas com marketing de conteúdo’, um gerenciador de conteúdo para integrar marketing à loja virtual; ‘Venda direta por catálogo’, que permite criar um catálogo de produtos com um layout flexível, no qual o cliente compra sem ter a necessidade de ir ao detalhe do produto e escolhe a quantidade desejada. Além dos recursos tecnológicos, o grande diferencial da plataforma está na consultoria de performance, que fornece aconselhamento e análise da loja virtual para que o lojista aumente o retorno sobre os investimentos.

Com a economia e a tecnologia favorecendo a entrada no atacarejo virtual, alguns atacadistas podem prever um suposto empecilho: a competição direta que travarãocom seus revendedores. “É muito importante esclarecer a abertura de uma loja virtual de varejo própria para toda a base de revenda, criando uma política de preços compatível aos praticados por ela,e se comprometendo a apoiar as vendas locais de cada revendedor. Hoje, por exemplo, algumas empresas dão uma pequena porcentagem da venda realizada na loja virtual para o revendedor que estiver localizado na região mais próxima do CEP do consumidor online que efetuou a compra. É uma maneira de não concorrer com a revenda e valorizá-la” destaca Ricardo Jordão, CMO da Rakuten Brasil.

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Categoria: Lançamentos

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