Executivo dá dicas para evitar fraudes no e-commerce
Preocupação constante entre os empreendedores online, as fraudes digitais consistem em uma das principais ameaças ao crescimento do comércio eletrônico. De acordo com dados do Serasa, empresa especializada em análises e informações envolvendo crédito, a cada 14,8 segundos ocorre uma tentativa de fraude virtual no Brasil, sendo a maior parte das tentativas advinda de clonagem de cartões. Diante desse cenário uma questão surge na cabeça dos empresários: como se preparar para evitar que as fraudes mitiguem as vendas de um e-commerce?
Cyllas Elias, CEO da 00k, explica que, como é impossível prever todas as formas de fraudes que acontecem no universo online, o lojista deve se precaver se cercando de ferramentas que validem os dados da compra, por exemplo: “As lojas virtuais devem validar se a pessoa que está utilizando os meios de pagamento é a mesma que a titular e, para isso, é aconselhável que procurem empresas que efetuem uma boa análise de risco”, acrescenta.
Para Elias, a conjuntura demanda a implementação de soluções para coibir fraudes, de forma que a loja tenha todas as consultas e recursos possíveis com essa finalidade: “A plataforma da 00K, por exemplo, possui a integração das consultas de riscos em fontes diversas, gerando um score do cliente”, detalha. “Existem também diversas outras plataformas, como ClearSale e F Control, que realizam este serviço”.
Por fim, o executivo menciona alguns cuidados que os próprios consumidores podem adotar para impedir que fraudes aconteçam: “Pesquisar se a loja é realmente estabelecida (alguns somente fazem após a compra, quando percebem que podem ter sido vítima de um golpe); ou verificar o site não é muito recente (pesquisando o CNPJ); e mesmo atentar sobre o certificado de segurança na barra de URL, são alguns conselhos válidos nesse aspecto”, conclui.
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