Startup lança marketplace voltado para a compra e venda de autopeças
Chega ao mercado uma nova plataforma de e-commerce focada no mercado de reposição de autopeças. Trata-se do Canal da Peça, um site vinculado à rede Endeavor que promete funcionar como alternativa para otimizar o tempo de espera nas oficinas tradicionais, padronizar as informações técnicas disponibilizadas pelos fabricantes e tornar o mercado de reposição mais dinâmico e eficiente.
De acordo com Fernando Cymrot, um dos idealizadores do site, a partir do modelo do carro, ano e peça requisitada, a plataforma identifica os varejistas com a peça disponível em estoque, classificando-a por fabricante e preço, o que permite a aquisição e a rápida entrega, com o apoio de empresas de logística parceiras da startup. “Há 20 anos, apenas seis grandes montadoras atuavam no Brasil. Hoje, são 43. E, com um número maior de modelos de veículos disponíveis para venda, a demanda por produtos de reposição avança de forma exponencial. Esse aumento torna o processo de busca por autopeças um desafio crescente que o Canal da Peça procura facilitar”, enfatiza.
Segundo ele, dentre as funcionalidades da plataforma, destaca-se a possibilidade de o fabricante disponibilizar seus produtos e informações técnicas para toda a rede, funcionando como um catálogo on-line atualizado de fabricantes, distribuidores, varejistas e aplicadores, o que considera como um item de primeira necessidade para mecânicos.
O site permite ainda a formação de tabelas de preços e ofertas direcionadas a públicos específicos, como distribuidores vendendo para varejistas e varejistas vendendo para aplicadores e clientes finais sob diferentes precificações, o que o torna o primeiro marketplace com esta característica no Brasil, reforça Vinícius Dias, desenvolvedor da plataforma em parceria com Cymrot. “A ideia é que todos ganhem com o Canal da Peça: o mecânico, que irá se conectar com o estoque de diversos fornecedores em minutos, reduzindo o tempo de espera por uma peça; o varejista, que poderá exibir o seu estoque a milhares de compradores; e o fabricante, que irá expor o seu produto de forma exclusiva no site, atualizando seu catálogo de produtos sempre que houver novidades”, destaca Dias.
Cymrot complementa enfatizando que o portfólio do site já conta com produtos de algumas das principais marcas de autopeças, como Bosh, Cofap e Delphi, entre outras, e mais de 50 mil itens disponíveis aos consumidores. “A expectativa é que, até o fim de setembro, 100 mil itens estejam disponíveis na plataforma, número que deve aumentar para mais de R$ 1 bilhão até o fim de 2013”, prevê.
Categoria: Lançamentos