Operadoras de telefonia lideram reclamações no Twitter
As operadoras de telefonia, fixa e móvel, são as campeãs de reclamações feitas no Twitter pelos usuários brasileiros entre 1/1/2010 e 10/3/2010, segundo monitoramento da E.Life, empresa de gestão de relacionamento em redes sociais. Com o objetivo de mapear as categorias que são alvo de queixas no microblog, o levantamento observou as mensagens enviadas com a hashtag #fail, que indica falha, fracasso ou reprovação no Twitter.
Mais de 1.350.000 tweets com #fail foram registrados no período. Eles perfazem produtos de 19 categorias, envolvendo 165 empresas. O monitoramento foi feito pelo software TweetMeter, criado pela E.Life acompanhar os comentários no microblog.
Categorias
As operadoras de telefonia receberam 2.769 ocorrências. Em segundo lugar ficou informática (1745), seguida do setor de aparelhos de celulares (956), supermercados (831) e alimentos (710). Na sexta posição está a categoria de eletroeletrônicos (644) e, em sétimo, provedores de internet (621). Completam a lista dos dez primeiros, respectivamente, bancos, seguradoras e cartões (518), TV a cabo (383) e companhias aéreas (322).
Em relação às companhias telefônicas, as queixas mais comuns referem-se ao atendimento, cobertura, preço e acesso, enquanto os alvos em informática foram sistemas operacionais e programas com problemas de funcionamento.
No caso de aparelhos celulares, a insatisfação recai sobre os smartphones, especialmente sobre os aplicativos. A decepção com os produtos adquiridos é o principal motivo para críticas o setor de eletrônicos e, no caso de internet, a velocidade, a queda no serviço e a dificuldade de cancelamento de assinaturas.