HFPX investe em startup que gerencia centrais de compras
A HFPX Participações, fundo de venture capital, adquiriu participação societária na startup Área Central, uma ferramenta online criada para gerenciar as compras e a troca de informações entre uma rede de negócios, associações de lojistas e cooperativas, que possuam uma Central de Compras. O investimento faz parte de uma série de aportes em startups em que a HFPX fornece apoio na Controladoria, Marketing e Vendas do produto. O objetivo da startup é alcançar cerca de 30% de market share do mercado nacional, atingindo aproximadamente 500 redes de negócios.
“O Área Central é um software que se destaca no mercado de centrais de compras, feito com a ajuda e experiências de muitos empresários do segmente de Supermercados, Material de Construção, Agronegócios e outros. Tornou-se referencia no mercado brasileiro de ferramentas para integração de redes de negócios. Conseguimos contribuir muito para o desenvolvimento dessas centrais através da utilização de nossa solução”, comenta Jonatan Silas da Costa, diretor da startup.
O software usado no sistema Área Central é baseado em um sistema conhecido como e-procurement que gerencia as compras de bens e serviços por meio da internet. A tecnologia permite o acompanhamento das compras desde a captação da demanda. Para isso, o gerenciador abre o pedido para compras, as lojas preenchem, o relatório vai para a sede onde é feita toda a negociação e a compra do produto final. Após um prazo as mercadorias são entregues e o lojista ainda pode avisar através da solução se o pedido chegou conforme enviado.
O sistema faz com que a Central de Compras consiga manter informado o associado sobre suas negociações, efetuando desde da análise de demanda até a entrega do pedido. As informações geradas dentro do sistema trazem dados com alta relevância. O sistema emite relatórios e gráficos baseados nos dados emitidos por cada associado. Tais informações podem ser usadas em decisões gerenciais dentro das Centrais de Compras.
A comunicação do sistema é totalmente web. Permite o registro de compromissos, envio de mensagens entre associado e central. Contém ainda, um sistema de chat, possibilitando a realização de fórum de discussões e reuniões on-line. O sistema pode ser usado em empresas maiores como lojas com matrizes e filiais.
Categoria: Parcerias