Rakuten compra fornecedora de tecnologia para e-commerce Ikeda

| 07/06/2011 - 16:24 PM | Comentários (0)

A empresa japonesa de e-commerce Rakuten Inc. afirmou nesta terça-feria que adquiriu a concorrente brasileira Ikeda, seguindo com o seu plano de expansão global e sua primeira investida neste mercado latino-americano que se encontra em franco crescimento.

A maior varejista do Japão em vendas on-line recusou-se a revelar o valor da transação, mas o acordo lhe permitirá explorar a crescente demanda por compras online na maior economia do continente, e que representa uma fatia de 40% dos usuários da web na região.

“O Mercado brasileiro de e-commerce está crescendo em torno de 50-60% ao ano, então o que enxergamos no horizonte é crescimento, crescimento e mais crescimento”, afirmou o presidente-executivo da Rakuten Hiroshi Mikitani. “Nossas operações no Brasil podem alcançar e, eventualmente, superar nossos negócios no Japão”.

A Ikeda, é um dos principais fornecedores de tecnologias para e-commerce do Brasil Além de assumir os serviços prestados pela Ikeda, a Rakuten planeja lançar um novo shopping center online no Brasil, semelhante ao que promove no Japão, em parceria com a recém adquirida empresa.

A Ikeda irá mudar seu nome para Rakuten Brasil, e no futuro pode ser completamente integrada à matriz japonesa.

Como todas as empresas japonesas, a Rakuten enfrenta a estagnação persistente que aflige o mercado interno japonês a duas décadas, e focou-se nas vendas externas como estratégia de crescimento. A empresa comprou no ano passado a rede de e-commerce americana Buy.com por US$ 250 milhões e a francesa PriceMinister SA por 200 milhões de euros. Em outubro, a Rakuten lançou um serviço de compras online na China através de uma joint venture com a empresa local Baidu, Inc.

A empresa está tornando o idioma inglês o seu dialeto oficial, exigindo que todos os empregados se comuniquem uns com os outros em Inglês no próximo ano – algo bastante incomum para uma empresa japonesa. O Brasil será o sétimo país em que a firma expande os seus negócios, e ela pretende que este número chegue a 27 nos próximos anos.

“O potencial de crescimento do Brasil rivaliza com o da China e da Índia”, afirmou Mikitani.

Para o primeiro trimestre de 2011, a Rakuten registrou um aumento de 1,4% em seu lucro líquido chegando a 6.91 bilhões de yens, 8,4% de crescimento em seu lucro operacional, que alcançou 14.07 bilhões de yens, enquanto a receita experimentou uma subida de 9,8% chegando a 86.92 bilhões de yens.

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