Após entrar no Brasil, Rakuten compra o principal site de e-commerce da Alemanha
A Rakuten, principal empresa de comércio eletrônico do Japão, anunciou hoje que está fechando uma negociação para a compra de 80% das ações da Tradoria, uma das plataformas líderes em e-commerce na Alemanha.
A Tradoria foi fundada em 2007 e opera como um shopping on-line para comerciantes de pequeno e médio porte. Ela ajuda estes empresários em todos os processos tecnológicos complexos envolvidos e provê as ferramentas e suporte necessário para que se lance com sucesso um negócio na internet. Neste modelo de negócios os rendimentos são gerados através de taxas de assinatura mensal e sobre transações. Atualmente, mais de 4.400 lojas ofertam cerca de 8 milhões de produtos em um amplo número de categorias.
“Nosso modelo de negócios B2B representa uma abordagem nova para o e-commerce global e estamos animados em se juntar com outras empresas que compartilhem dessa mesma visão. Juntos, cresceremos na Europa ajudando a expandir nosso mercado para comerciantes do mundo todo”, afirmou Hiroshi Mikitini, fundador, chairman e CEO da Rakuten. “Tendoria é uma companhia de rápido crescimento que compartilha nossa visão em prover tanto para os comerciantes quanto consumidores a melhor experiência de compras possível”.
“A Rakuten é uma força dominante no e-commerce com anos de experiência e que rapidamente vem expandindo sua presença global. Nossa visão compartilhada quanto aos modelos de mercado tornam esse casamento perfeito e estamos ansiosos para trazer novas oportunidades para nossos comerciantes e seus clientes”, afirmou o CEO da Tradoria, Tobias Kobier.
A aquisição ocorre um ano após a Rakuten dar seu primeiro passo de entrada no continente europeu com a aquisição da empresa francesa PriceMinister. Seu CEO, Pierre Kosciusko-Morizet, comentou que “No ano passado, nos tivemos sinergias significativas com a Rakuten Group que ajudaram a ampliar nossos respectivos negócios a nível mundial. Estamos ansiosos para trabalhar ao lado da Tradoria e da Rakuten na construção da plataforma de e-commerce mais poderosa da Europa, oferecendo a comerciantes e consumidores uma experiência de compras direta e sem fronteiras”.
A indústria do e-commerce na Alemanha é a segunda maior da Europa e espera-se que obtenha um valor total dos negócios superior a € 37 bilhões em 2014, segundo dados do Euromonitor Internacional.
Com 61 milhões de consumidores online, a Alemanha tem a maior população virtual da Europa, 12 milhões a mais do que o Reino Unido. Dois terços dos internautas alemães compraram algum produto via web em 2010, com um gasto agregado de € 20 bilhões. Segundo a Forrester Research, o mercado de e-commerce alemão deverá crescer 12% em 2011.
No Brasil a Rakuten adquiriu a Ikeda, uma das principais fornecedoras de tecnologias voltadas para o comércio eletrônico. O valor da transação não Foi revelado.
Categoria: Parcerias