Pesquisadores da Microsoft testam serviço próprio de microblog
A Microsoft planeja começar um projeto piloto em pequena escala com um serviço de microblog destinado a usuários corporativos, e que tem sido testado pelo Office Labs. A empresa não revela muitos detalhes do serviço. Diz apenas que ele tem sido testado internamente e que agora ela procura por clientes que queiram participar do programa piloto.
Chamado Office Talk, o serviço permite que funcionários de uma empresa compartilhem nacos de informação, de modo semelhante ao que ocorre no Twitter.
“Este teste conceitual aplica as funcionalidades básicas do microblog ao ambiente de negócios, permitindo que empregados postem ideias, ações e informações virtualmente importantes a qualquer um que estiver interessado”, explicou a empresa, em uma nota no blog do Office Labs.
Redes informais
A nota acrescenta que o Office Talk foi um dos testes conceituais mais populares do Office Labs.
“O teste não mostrou apenas o óbvio – que as pessoas não se limitam ao social quando usam o microblog -, mas que até uma implementação gerenciada pelo departamento de TI e focada na produtividade pode se alastrar rapidamente entre as redes informais e criar experiências de colaboração únicas”, afirmou.
A Microsoft segue o exemplo de outras empresas que já oferecem software de microblog para uso corporativo. Por exemplo, SocialText, StatusNet, Yammer, Socialcast e Chatter (da Salesforce) são todos produtos de microblog usados por empresas.
Os pesquisadores do Office Labs são sempre rápidos em dizer que eles trabalham em experiências que podem nunca chegar a se tornar produtos reais, e que com o Office Talk não é diferente.
“Office Talk não é um produto – é um projeto de pesquisa focado em aprender como as pessoas poderiam utilizar ferramentas de redes sociais no trabalho e de que maneira pessoas e organizações percebem seu valor”, enfatizam.
Categoria: Lançamentos, Notícias