13% dos britânicos devem comprar somente pelo E-Commerce no Natal
Um novo estudo denominado “The HSBC Christmas Spending Survey” mostra que 13% dos consumidores britânicos devem comprar apenas pelo comércio eletrônico no período que antecede o Natal – mesmo percentual que afirma que irá comprar somente “off-line”. Por inferência, isto mostra que 74% dos potenciais compradores devem comprar em ambos os canais, e que 87% devem adquirir ao menos algum item pela internet.
Todos os consumidores que afirmam comprar apenas online têm menos de 55 anos, enquanto os que revelam comprar somente off-line têm mais de 65.
No geral, os consumidores britânicos afirmam que planejam gastar em média £378 em presentes para seus familiares próximos e £183 em alimentos, bebidas e entretenimento. O maior gasto médio ficou no grupo de faixa etária entre 35-44 anos, com £605.89, enquanto a região noroeste foi à área geográfica com maior previsão de gastos, com £852.84.
Outros resultados mostram que as mulheres são mais propensas que os homens a comprarem em lojas de rua (71%), a irem em festas de Natal (20%), fazer caridade (14%) e comprar em boutiques (10%).
Cerca de 6% dos entrevistados afirmam que já ter feito suas compras online de Natal, sendo que 1% já havia feito elas nas promoções de janeiro e os 5% restantes o fizeram de fevereiro a setembro. 30% se mostraram dispostos a adquirir os presentes nos 11 primeiros dias de dezembro e apenas 3% pretendem comprar na semana anterior ao Natal.
Os resultados da pesquisa também sugerem que quase metade dos britânicos não pretende cortar gastos com presentes online neste ano. Enquanto 67% dos consumidores irão utilizar o seu salário e outras formas de renda nas compras dos presentes de Natal, 37% vão pegar recursos de sua poupança para comprar todos ou alguns itens e 21% devem tomar dinheiro emprestado. Na faixa etária entre 35-44 anos, 22% dos entrevistados pretendem realizar compras utilizando seus cartões de crédito ou de lojas, enquanto 13% na faixa etária de 18-24 devem pagar com recursos emprestados.
A pesquisa também mostra que 78% dos consumidores planejam buscar ofertas para os presentes da família. Cerca de 38% irão utilizar cupons de descontos, e 34% farão saque de pontos de fidelidade de varejistas para utilizar nas compras. 14% afirmaram ter cortado pessoas na lista de presentes para economizar dinheiro, 10% irão dar presentes feitos em casa, enquanto 8% irão “reciclar” presentes do ano anterior.
O impulso para poupar dinheiro também aparece em outra pesquisa realizada pela Kantar Media Competa. Ela constatou que apenas 20% dos consumidores online do Reino Unido planeja gastar mais em presentes no Natal deste ano do que em 2010, e que o gasto médio do consumidor será de £ 360. Cerca de 49% disseram que planejam fazer a maior parte de suas compras para o Natal em novembro, enquanto 21% o farão ainda neste mês. Apenas 1% vai deixar suas compras para a véspera de Natal e 4% não vai comprar nenhum presente.
Categoria: Pesquisas