90% dos cupons online do mundo são utilizados nos EUA, diz estudo
82% dos compradores online norte-americanos afirmaram ser mais leais a empresas que oferecem descontos regulares do que as oferecem ocasionalmente, de acordo com dados divulgados em agosto de 2011 pela RetailMeNot.com e Harris Interactive. A despeito da alta preferência por descontos, apenas 27% dos compradores online usam sites de cupom, e 22% utilizam sites de ofertas diárias. Cerca de 90% dos cupons online do mundo são utilizados nos EUA.
Os dados da RetailMeNot.com mostram que os avisos de cupons durante um processo de compras online podem ser um tiro no pé quando utilizados com clientes sem cupons. Enquanto 81% dos compradores online que possuem cupons completam uma compra, apenas 18% dos que não tem o fazem. Por outro lado, 55% dos compradores online sem cupons irão completar uma transação em que não lhes for enviado um código de cupom.
Os estados americanos que apresentaram um maior uso per capita de cupons online se localizam principalmente nas regiões nordeste e meio atlântico do país, com Washington DC tendo a maior taxa per capita (3,17) de todos os estados, seguido por Massachussets, New York e New Jersey, todos com uma taxa per capita maior que 0,8. Os estados com menor uso per capita de cupons se localizam principalmente no sul e no oeste, juntamente com Montana e Wyoming.
Curiosamente, datas relacionadas a feriados apresentam os dias com os maiores e menores volumes de uso diário de cupons. O CyberMonday (a segunda-feira após o dia de ações de graças) teve um uso de cerca de 1,5 milhões de cupons online, seguido pela Black Friday (sexta feira após ações de graças), com 1,2 milhões de cupons utilizados. Historicamente estes dias são de compras intensas para o próximo natal e feriados de inverno.
Entretanto, os feriados de Páscoa (quase 439.000 cupons online) e o Natal (cerca de 393.600 cupons) apresentaram os menores volumes. Em um dia típico, os consumidores americanos utilizam cerca de 577.000 cupons online, enquanto o volume alcançado no Cyber Monday apresentou um volume cerca de três vezes maior que o normal.
Quase 31% dos proprietários americanos de smartphones os utilizaram freqüentemente para compras/acesso de cupons promocionais dentro de lojas para posterior resgatem também em lojas, de acordo com estudo realizado em março de 2011 pelo Etailing Group e Coffe Table. Dados de “The Shopping Mindset of the Mobile Consumer” indicam que este é o uso mais comum de smartphones dentro de lojas de varejo físico, batendo a comparação de preços no Amazon.com (29%) e em sites de outros varejistas (26%).
Categoria: Pesquisas