Amazon pode ameaçar hegemonia da Apple no mercado de tablets

| 30/08/2011 - 15:04 PM | Comentários (0)

A Amazon pode vender 5 milhões de unidades de seu novo tablet no quarto trimestre deste ano, se tornando a primeira ameaça verdadeira a dominância da Apple neste mercado, que experimenta rápido crescimento desde o lançamento do iPad ano passado, de acordo a Forrester.

O estudo projeta que a Amazon poderá facilmente vender entre 3-5 milhões de unidades durante as vendas de final de ano, assumindo que o seu tablet tenha um preço significativamente mais baixo que o dos concorrentes. Diversas fontes indicaram que ele poderá ser vendido com preços inferiores a US$ 299, com uma oferta de aparelhos suficiente para cobrir a demanda.

A Apple construiu rapidamente uma formidável liderança neste novo mercado, vendendo mais de 28,7 milhões de iPads no mundo todo. Este sucesso atraiu diversos concorrentes, que incluem os tablets com sistema operacional Android feitos pela Samsung, HTC e Motorola, bem como da fabricante do BlackBerry Research in Motion e da HP. Nenhum deles conseguiu frear a hegemonia do iPad, que segundo estudo publicado em abril pela Gartner detêm uma fatia de 84% do mercado.

Mas a analista da Forrester Sarah Rotma Epps acredita que o lançamento do tablet da Amazon, que terá sistema operacional Android, poderá mudar isto.

“Não só a Amazon tem potencial para ganhar fatias do Mercado rapidamente, como a sua possibilidade de suportar baixas taxas de lucro nas vendas de hardwares, como fez com o kindle, tornam a Amazon uma concorrente desagradável”, escreveu ela.

O tablet da Amazon também poderá dar impulso ao Android, encorajando seus criadores a desenvolverem mais aplicativos específicos para a plataforma de tablet do Google. Hoje existem mais de 100.000 aplicativos customizados disponíveis para o iPad em comparação a apenas 300 para quem utiliza o Honeycomb, a versão do sistema operacional Android para tablets.

“Se os tablets da Amazon com Android venderem aos milhões, este sistema operacional poderá subitamente se mostrar muito mais atrativo para que criadores se sintam à vontade para investir nesta plataforma”, de acordo com Epps.

Caso isso aconteça, também traria um estoque adicional de destes dispositivos para os anunciantes explorarem. Um aumento na competição no mercado de tablets pode beneficiar os provedores de conteúdo e anunciantes por permitir que eles negociem com maior poder de barganha com a Apple.

Além de desafiar o iPad em preços, outros pontos fortes do tablet da Amazon incluem a credibilidade adquirida com a marca Kindle, uma ampla seleção de conteúdos digitais para subscrição ou download, além da forte presença da marca no e-commerce.

Mas isto não significa que inexistem obstáculos para a Amazon ser considerada uma alternativa ao iPad. Por um lado, é preciso garantir que não seja subestimada a demanda inicial, criando um déficit de produtos para as compras de fim de ano.

Tags: , , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.