Dispositivos móveis já respondem por 12% do mercado de buscas pagas
A consultoria de marketing Performics, que é de propriedade da IBM, divulgou um estudo sobre o mercado de buscas pagas em aparelhos móveis e descobriu que estes dispositivos geraram 12% do total de impressões (móvel + desktop), enquanto que a taxa de cliques está no limiar de ultrapassar os 12%. O estudo foi baseado em resultados do 2° trimestre de 2011.
Estes últimos dados são particularmente notáveis, pois o Google Adwords está agora mensurado como um dispositivo distinto dentro do relatório na variável “tablets com navegadores completos”. Os dados do segundo trimestre indicam que os tablets correspondem por 1,7% das buscas pagas, o que é 14% de todas as impressões em dispositivos móveis.
A Performics tem acompanhado estes dados móveis por seus clientes há mais de 18 meses. Alguns dos pontos mais interessantes dos dados estão citados abaixo:
A participação dos cliques móveis continuou a crescer em junho chegando a mais de 11% do total.
Nos dois últimos meses, smartphones e tablets estão virtualmente empatados com os computadores nas taxas de cliques (CTRs). Nos 11 meses anteriores, a diferença entre os cliques via desktop e os móveis eram bastante expressivos.
As impressões iniciais dos tablets são bastante ponderadas para o display, praticamente sem impressões vindas dos parceiros de buscas. Os cliques em tablets, similarmente a dispositivos desktop e móveis, são principalmente originados de buscas no Google.
Os dados do último estudo foram coletados antes do lançamento do Google+, a rede social do gigante das buscas. O Google+ poderá ser incluído no relatório do ano que vem caso seu uso seja alto o suficiente.
Segundo o relatório, caso o Google consiga levar seus consumidores para o Google+, o Facebook terá um concorrente com poder para erodir rapidamente sua participação no mercado.
Categoria: Pesquisas