85% dos e-mails enviados por empresas de e-commerce não são entregues, diz pesquisa
Apenas 15% dos e-mail enviados em campanhas de e-mail marketing de empresas de comércio eletrônico atingem a caixa de entrada dos seus destinatários, segundo uma pesquisa realizada pela Splio, multinacional especializada no envio de mensagens comerciais. A empresa analisou o desempenho das campanhas de 400 empresas de e-commerce, realizadas junto aos principais players de disparo de emails.
A falta de uma legislação vigente no país, aliado a falta de planejamento do setor, são os principais itens que resultam no baixo índice de sucesso do e-mail marketing. Conforme o diretor de marketing da Splio Brasil, Augusto Sorgi, “o e-mail marketing hoje é visto em alguns cenários como principal canal de marketing junto ao consumidor. Entretanto, apenas enviar e-mails sem um planejamento coeso, e falta de uma flexibilização para cada tipo de público causa um retorno abaixo das expectativas”.
O desregulamento do setor também dificulta o sucesso nas campanhas, pois com a falta de regras claras, as empresas se vêem obrigadas a criar os próprios processos, o que pode criar outras barreiras como as políticas de privacidade e o spam dos grandes servidores. “Diferentemente da França, que já existe um regulamento seguido por todas as empresas que atuam no segmento do e-mail marketing, incluindo a Splio, falta no Brasil um alicerce que aponte as melhores práticas desde mercado”, esclarece o executivo.
O forte crescimento do comércio eletrônico brasileiro impulsionou ainda mais o uso do e-mail marketing o que, segundo Sorgi, ressalta a importância da regularização do setor. “A falta de parâmetros que norteiem os profissionais desta área influenciam no resultado das campanhas feitas pelas lojas virtuais, e também no faturamento das mesmas. É possível dizer que com o alinhamento dessas atividades talvez o crescimento do comércio eletrônico pudesse ter sido ainda maior nos últimos anos”, finaliza.
Categoria: Pesquisas
É uma pena que isso aconteça, pois o email mkt é um canal direto da empresa com seu cliente, e se bem trabalhado, rende boas taxas de conversões e acessos muitas vezes valiosos!
http://www.sidmenezes.com.br
Só enviar email marketing para os destinatários está se tornando cada vez menos uma prática viável. Enquanto não houver um bom senso das empresas que disparam, implementando ciclos de CRM em seus processo, mapeando os pontos de contato do prospect e enviando conteúdo pertinente ao seu interesse, o canal estará cada vez mais fadado ao fracasso, haja vista o número crescente de empresas que adotaram o formato CPA (Custo por Aquisição) para o canal, o que é um absurdo.
Outro problema que prejudica o canal são as empresas de compras coletivas que desrespeitam o opt-out do destinatário por um motivo simples : ao trocarem de fornecedor para o envio de suas ofertas por e-mail, ignoram a atualização dos opt-outs para o novo disparador (pois o anterior já está queimado com seus ranges de IP por conta do envio de Spam) e que ocasionou a mudança.
Além disso, o modelo de negócio dos players de e-mail marketing no Brasil é focado justamente no volume de envios, o que é um contrasenso em tempos de Spam. Premiam-se cada vez mais equipes comerciais pelos planos volumosos de envio que comercializam ao invés de se capacitarem tecnicamente como consultores pós-venda. É uma triste realidade…
Hoje o que mais encontramos são empresas que utilizam o e-mail como um canal de vendas sem o mínimo de conhecimento e planejamento de suas campanhas.
Há algumas semanas atrás conheci uma agência que tem uma visão focada 100% em e-mail marketing e o foco deles é trabalhar para melhorar a performance de nossas campanhas.
Para quem está com problemas de entrega, operação ou planejamento das campanhas de e-mail, vale a pena dar uma conferida: http://www.nexttarget.com.br.
Um abraço a todos,
André
tem que acabar com essa porcaria de email marketing, tô de saco cheio de spam. quem pratica o email marketing é um puro canalha que fica poluindo a internet. é o vendedor de cd-pirata dentro da sua caixa postal.