E-Varejo rejeita 7,1% dos pedidos on-line por medo de fraude, aponta pesquisa
No primeiro semestre de 2013, os ecommerces brasileiros recusaram em média 7,1% de todos os pedidos de compra, à frente dos 5,6% registrados no mesmo período do ano anterior. É o que revela um levantamento da CyberSource, especializada em antifraude.
A pesquisa – que levou em conta lojistas que possuem 70% ou mais das vendas feitas pela internet – mostra ainda que o índice é muito superior quando comparado a países da América do Norte, onde a proporção de transações recusadas atinge apenas 2,7% do volume total. Porém, o Brasil está atrás da América Latina, cujo índice alcançou 8,3%.
“Algumas tecnologias de combate à fraude ainda são recentes no Brasil, o que pode explicar a diferença entre os índices”, afirma Fernando Souza, diretor-geral da CyberSource no Brasil. “Os diferentes estágios de maturidade do comércio eletrônico do Brasil e dos EUA também são fatores a serem considerados”, complementa Fernando Souza.
Os resultados também sugerem que as perdas com fraude representem 1,08% da receita do e-commerce. Na América do Norte, a perda é de 0,67% e, na América Latina, 1,35%.
A CyberSource ressalta que as fraudes são pagas pelo lojista. A regra estabelecida pelo sistema financeiro prevê que, em compras feitas sem a captura presencial do cartão é a loja que fica com o risco de irregularidades. Em outros países com legislações semelhantes, há discussões para que os bancos assumam parte desse risco.
Categoria: Pesquisas