Estudo revela nova dinâmica do consumo no e-commerce
Os consumidores estão cada vez mais tendo como referência os amigos, fãs e seguidores em redes sociais para descobrir, discutir e adquirir produtos e serviços, segundo um estudo da trendwatching.com, que afirma existir uma tendência que intitulou como “F-Factor”, com o “F” de amigos, fãs e seguidores – Friends, fans, followers.
Com o uso das redes sociais e de outras tecnologias de comunicação on-line, os consumidores podem agora utilizar fontes confiáveis para obterem informações sobre as empresas e seus produtos, ao invés de se deixar influenciar pela propaganda de terceiros, ou pesquisas que levam muito tempo, defende o estudo.
O trendwatching.com sugere aos consumidores que se baseiam sempre em conselhos de amigos, parentes e companheiros, tendo como aliado a tecnologia moderna para acelerar a utilização de redes sociais como influenciador nas decisões de compra.
O F-Factor é atualmente dominado pelo Facebook, de acordo com o estudo, revelando que em abril de 2011 cerca de 500 milhões de usuários ativos gastaram mais de 700 bilhões de minutos por mês na rede social, com mais de 250 milhões de pessoas conectadas através de sites externos.
O estudo definiu os cinco fatores que compõem o F-Factor:
- F-Discovery– Este fator envolve o desejo do consumidor de possuir ou experimentar produtos diferentes e cada vez melhores. As pessoas são curiosas e interessadas no que seus amigos e contatos pensam, fazem, comem, lêem, ouvem, viajam e compram, porque muitos deles querem pensar, agir e comprar de forma semelhante.Desta forma, os consumidores passam a adotar as comunidades, ferramentas e aplicações que lhes permitem descobrir seleções de produtos e serviços de amigos, fãs, seguidores, e assim por diante.
- F-Rated – Os consumidores buscam encontrar os melhores produtos, e eles cada vez mais estão recorrendo a sites que oferecem avaliações e opiniões de consumidores sobre os produtos ou serviços que querem comprar. O trendwatching.com espera que aumente o número de sites que ofereçam aos usuários recomendações e avaliações a respeito de seus produtos.
- F-Feedback – Comentários anônimos muitas vezes não interessam aos consumidores, pois podem não ser relevantes para eles. O “F-Feedback” ocorre quando os consumidores divulgam suas intenções de compra – comentando isso com seus amigos.
- F-Together – Enquanto que as compras coletivas revolucionam o mercado, os consumidores geralmente não sabem se algum amigo está interessado no mesmo produto que ele está disposto a comprar. Os consumidores, evidentemente, gostam de compartilhar algumas compras, especialmente aquelas que permitem experiências com seus amigos, como bilhetes para eventos.
- F-Me – O estudo refere-se a este fator como uma tendência entre as empresas de lançarem produtos e serviços personalizados com base no comportamento dos consumidores em redes sociais, como as preferências de um cliente expostas em um perfil no Facebook, por exemplo.
Identificar os tipos de consumidores foi apontado como vital pelo estudo para se beneficiar deste novo processo que envolvem os consumidores e as redes sociais. Os “Twinsumers” são indivíduos com padrões de consumo e preferências semelhantes. Portanto, são fontes valiosas de recomendações sobre o que comprar e experimentar, enquanto que os “socialites” são os consumidores que constantemente transmitem informações para uma ampla gama de usuários on-line – influenciando em suas decisões.
Categoria: Pesquisas