Gmail: um em cada dez usuários do provedor aponta falhas na classificação da caixa de entrada por guias
O Gmail segue como o serviço de webmail mais popular do mundo. Há quase quatro anos, o provedor inovou ao lançar o recurso de classificação automática das mensagens, criada com o objetivo de permitir que os usuários visualizem os e-mails por categorias: promoções, social, atualizações, fórum e e-mails pessoais.
A novidade trouxe comodidade para os usuários, mas criou um ponto de atenção para os profissionais de marketing. De acordo com estudo da Return Path, intitulado Manual do Profissional de E-mail Marketing Sobre Categorias do Gmail, quase 10% dos usuários do Gmail avaliam que as mensagens não são classificadas corretamente.
A indicação de classificação incorreta dos e-mails pode ser uma má notícia para os profissionais de marketing, tendo em vista que os usuários do Gmail devem estar deixando de visualizar mensagens que, talvez, julgassem interessantes. Ou seja, é importante que as marcas estejam atentas à forma como suas campanhas estão sendo tratadas no ambiente virtual.
Relevância da Guia Promoções – A pesquisa da Return Path revela que mais da metade dos usuários do Gmail (60%) têm ativada a Guia Promoções, que reúne ofertas, entre as quais as de marketing. Destes, 45,1% acessam a pasta em questão pelo menos uma vez por dia. Em resumo, enviar mensagens a uma pasta incorreta, que é monitorada com menos frequência, pode significar a perda de uma venda de produto ou serviço.
“No mercado competitivo de hoje, alcançar a caixa de entrada dos usuários de e-mail é fundamental. E, no caso do Gmail, é muito importante também que as mensagens sejam classificadas de acordo com a categoria esperada pelo consumidor”, explica Cecilia Belele, Diretora Regional para América Latina da Return Path. “O Gmail criou o sistema de classificação de mensagens mais sofisticado da indústria, por isso é vital que os profissionais de marketing prestem atenção à forma como suas mensagens estão sendo classificadas”, completa.
Setores que mais enviam promoções – Sem surpresas, o estudo da Return Path revela ainda que os setores com a maior porcentagem de mensagens classificadas como promoções, dentro do Gmail, são os de varejo, animais de estimação, artigos esportivos e de sites de ofertas e recompensas.
Solução auxilia no monitoramento das campanhas – Especialistas da Return Path reforçam aos profissionais de e-mail marketing que tão importante quanto monitorar as taxas de entrega e de abertura das mensagens, entre outras métricas, é estar ciente sobre o destino específico na caixa de entrada do Gmail. Por essa razão, recentemente a empressa atualizou sua solução Inbox Monitor, que permite às marcas avaliarem o posicionamento de suas mensagens na caixa de entrada. Por meio de dados do Return Path Consumer Network, composto por quase dois milhões de caixas de entrada ativas, é possível visualizar como as campanhas são categorizadas para os assinantes do Gmail. Esses dados dão aos profissionais de marketing a percepção necessária para avaliar se o Gmail está classificando suas mensagens com precisão, bem como quais os impactos das guias do provedor no engajamento do assinante.
Confira a seguir os principais insights do estudo da Return Path:
Comportamento dos Usuários
O estudo da Return Path, Manual do Profissional de E-mail Marketing Sobre Categorias do Gmail, está disponível para download gratuito no site da empresa (link: https://returnpath.com/pt-br/downloads/guide-to-gmail-categories/). A pesquisa, realizada em dezembro de 2016, pesquisou 1628 usuários do Gmail. A análise de classificação tem como base mais de seis bilhões de mensagens enviadas.
Categoria: Pesquisas