Levantamento traça mapa do marketing de conteúdo no Brasil
Em tese, o marketing de conteúdo consiste em uma forma de comercializar produtos/serviços direcionados a público-alvo através da criação de um conteúdo relevante. Mas, será que isso realmente acontece na prática? Para descobrir como as empresas estão utilizando o marketing de conteúdo, a Rock Content, empresa especializada nesse formato de marketing, produziu uma pesquisa com mais de 2 mil profissionais brasileiros de diversas indústrias e áreas de atuação.
Dentre os entrevistados, a maior parte (21%) pertence a agências de marketing/propaganda, seguidos por empresas de software/cloud/saas (12%); consultoria (10%); e educação e e-commerce (7%); De acordo com a pesquisa, os mercados de marketing (80%) e tecnologia da informação (76%) são os mercados que mais utilizam o marketing de conteúdo. Logo em seguida aparecem os segmentos de indústria e manufatura (69%); e-commerce e consultoria (ambos com 67%)
Muitos dos entrevistados afirmaram que um dos grandes desafios relacionados a marketing de conteúdo é como começar. O material da Rock Content mostrou que mais da metade (57%) das organizações possui equipes com mais de duas pessoas responsáveis por marketing de conteúdo, e essas organizações se sentem mais bem-sucedidas que aquelas com equipes menores.
Entretanto, além do tamanho da equipe, o levantamento da Rock mostra que um importante aspecto de uma estratégia de marketing de conteúdo é definir quem serão os responsáveis pela criação de conteúdo: 65% das organizações contam com sua equipe interna para produzir conteúdo, enquanto 16% utilizam a equipe interna em conjunto com produção terceirizada. Esta combinação de criação interna e produção terceirizada possibilita gerar um volume maior de conteúdo e atrair mais visitantes.
Concernente ao orçamento a maioria das organizações brasileiras revelou dedicar menos de um quarto das verbas ao marketing de conteúdo, com 69% das empresas detalhando que gastam até 24% do orçamento nesse quesito. Contudo, existe uma previsão de aumento deste orçamento para 2016.
Referente às métricas, apenas 33% das empresas medem a taxa de retorno sobre o investimento (ROI). Destas, somente 14% acreditam que seu retorno sobre o investimento em marketing de conteúdo é baixo. Além disto, a pesquisa indica que organizações que medem ROI são mais bem-sucedidas que aquelas que não medem ROI.
Categoria: Pesquisas
Muito bom o material. Creio que uns dos pontos mais críticos para o sucesso no marketing de conteúdo são: Planejamento, estratégia documentada, consistência e frequência de publicação, e mensuração dos resultados.
“Sem medir, não tem com melhorar”
A grande maravilha do marketing digital (que engloba o conteúdo) é o poder da mensuração (visitas, leads, oportunidade, venda). E eu percebo que cada vez mais, uma estratégia de marketing da empresas brasileiras vão conter esses 3 pilares: Pessoas, processos, e tecnologia.
Pessoas: são o maior ativo, sem elas não é possível alcançar nada.
Processos: ter bem claro as atividades de forma organizada e otimizada para garantir os resultados desejados.
Tecnologia: Facilita o dia-a-dia, aumenta produtividade, garante entrega das atividades e gerenciamento e mensuração. Fecha o ciclo das atividades.
No Brasil, por experiencia, eu vejo que a RDStation da Resultados Digitais vem sendo uma das principais ferramentas que auxilia a gestão do marketing digital e mensuração dos visitantes, leads e clientes. Em relação ao marketing de conteúdo a Contentools, através da sua plataforma/ferramenta de marketing de conteúdo, vem solucionando o maior desafio das empresas, documentação de uma estratégia, frequência e qualidade na produção de conteúdo em um só lugar.
Trabalhar com muitas ferramentas acaba dificultando o processo das pessoas no dia-a-dia. É emial, planilhas, google docs, drive, outras ferramentas (trello, google Keep…)
Percebo que o ideal é entender o processo, estruturar o time e analisar a tecnologia disponível no mercado que seja adaptável ao processo da empresa.
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