E-mail Marketing cresce 70% no Brasil
A quarta edição da pesquisa “O uso do e-mail marketing nas corporações brasileiras” apontou que 71,5% destas empresas desenvolvem ações promocionais utilizando o correio eletrônico. Realizada em 2009 pela Dinamize, empresa com foco em comunicação digital, a pesquisa ouviu 2,8 mil profissionais de empresas brasileiras localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, englobando o setor de serviços (60,1%), comércio (16,3%), indústria (7,6%).
O resultado do levantamento, que teve o objetivo de apontar como o e-mail marketing está sendo usado pelas empresas, mostra que houve um grande amadurecimento do mercado digital. O estudo revela que entre as corporações entrevistadas que fazem o uso deste tipo de ferramenta, o maior índice de envios de e-mail é semanal, com porcentagem de 30,2%. Enquanto isso, a porcentagem gira em torno de 19,9% para envios mensais, 15,1% para os quinzenais e 13,7% para os envios diários.
Na avaliação, esse resultado é um dos indicativos do que a Dinamize e a WBI chamam de amadurecimento do mercado, que vem acompanhando a frequência ideal de comunicação por e-mail com os seus públicos, nem tão espaçada (mensagens mensais) e nem tão constante (mensagens diárias).
A pesquisa também traz uma dica importante para quem quer investir em e-mail marketing: 32,7% dos entrevistados optam pela terça-feira para efetuar o disparo das mensagens.
De acordo com especialistas, a terça-feira é considerada o dia da semana que possui o maior volume de compras on-line. Além de conhecer o perfil como emissores, a pesquisa também quis saber o perfil dos entrevistados enquanto receptores de mensagens eletrônicas. E o resultado não poderia ser mais animador: 70,8% dos entrevistados afirmaram que efetivaram compras on-line ou contrataram algum serviço após o recebimento de e-mail marketing.
Categoria: Pesquisas