Lojista deve se adaptar ao ritmo de mudanças da era digital, afirma executivo
“A marca de uma empresa não é aquilo que diz que é, mas sim o que o Google diz que é”. Essa foi a primeira frase dita pelo palestrante Cláudio Forner, diante dos mais de 1500 participantes da 44ª Convenção Estadual Lojista, ao introduzir a utilização das redes sociais para a evolução de um negócio. De acordo com o administrador de empresas, é preciso estar atento a concorrência e a experiência que os clientes estão tendo com outros lojistas, pois o perfil dos consumidores está mudando, e não é possível optar pela inércia.
– A experiência é algo que traz a concorrência no colo de vocês, a partir de onde os clientes já passaram. Eles vão cobrar o que já tiveram lá fora, pelo mesmo preço que você cobra. A avaliação de concorrência tem que ser muito mais ampla e as redes sociais são imprescindíveis para este processo – aponta o palestrante.
De acordo com Cláudio Forner, daqui a dez anos, nada do que se faz no varejo será repetido. A expressão é forte, mas segundo o especialista, é otimista. Isso se dá por causa da grande velocidade e constância das revoluções digitais.
Uma das grandes tendências para um futuro próximo será o advertising por escolha. Isto é, a escolha do telespectador, ao assistir um programa de TV, de saber qual o preço e características dos produtos do cenário ou do vestuário dos personagens, no alcance de um clique. Trata-se de separar os clientes que querem consumir um anúncio dos que não desejam o mesmo, através da Smart TV.
– O conceito é pegar a onda, antes da onda aparecer. Este recurso já está em desenvolvimento no Brasil. O interesse dos consumidores será medido antes de o produto chegar as prateleiras, pois além de concretizarem vendas, é possível quantificar quais os verdadeiros interesses dos consumidores – explica Forner.
O palestrante explicou que as ferramentas mudaram, e as mídias digitais podem ser utilizadas para formar opinião dos clientes, monitorar a concorrência e conseguir um volume de informações através da orientação. É possível montar um balcão de atendimento via Twitter e monitorar o que os demais consumidores estão fazendo via Facebook. A segunda alternativa é chamada de “Formadores de Preferência”, pois as pessoas deixam rastro de relação com o que elas desejam, através das reclamações e elogios nas redes sociais.
Cláudio Forner é consultor, palestrante e autor de cinco livros na área da comercialização. Também foi conselheiro de Roberto Justos no reality show “O Aprendiz” em duas temporadas e de João Dória Jr. no “Aprendiz Empreendedor”, 8ª temporada.
Categoria: Pesquisas