Melhore a velocidade de carregamento de sua loja virtual

| 11/05/2011 - 01:53 AM | Comentários (0)

O marketing digital passou por grandes avanços nos últimos anos, com uma clara evolução em suas pesquisas de análise, construindo subsídios para uma melhor compreensão dos usuários, trazendo a tona métodos de conquista mais eficientes e informações importantes que assim possibilitem uma melhora nos sites de comércio eletrônico.

Hoje, quando se fala em otimização de sites, normalmente se é referido ao conteúdo que um usuário vê, de forma a tornar o site o mais atraente o possível para potenciais clientes. Embora estes sejam realmente problemas que requerem atenção, hoje em dia o marketing digital também se preocupa com outra questão fundamental aos sites: a otimização de velocidade.

Estudos recentes, publicados pela Amazon.com, Google, Bing, Yahoo, dentre outros, revelam uma ligação direta entre a velocidade do site e o comportamento do usuário. A velocidade mais rápida de um carregamento da página traz, obviamente, reflexos positivos na relação empresa-cliente, aumentando o nível de vendas e de fidelidade. É plausível afirmar que, dados dois sites com recursos idênticos exceto pela velocidade, o mais rápido terá a vantagem competitiva.

E como você poderá medir e aperfeiçoar a velocidade de sua loja virtual? Ferramentas gratuitas como webpagetest.org e o Yahoo! “YSlow”add-on para o Firefox podem fornecer uma exame detalhando porquê o seu site é lento e, em seguida, fazer recomendações para a melhoria. Há também um setor emergente chamado Web Performance Optimization (WPO) que visa especificamente oferecer produtos e serviços que tornem mais fácil otimizar a velocidade de sites.

Felizmente para os varejistas do e-commerce, não apenas existem ferramentas e técnicas documentadas para aumentar a velocidade de suas páginas, como já existem duas ferramentas que se tornarão muito importantes em seu repertório: o Web analytics, para medir as mudanças nos KPIs , e o  A / B test, para aprender como os usuários respondem a mudanças em seu site.

Assim, quando experimentar a velocidade com as novas ferramentas implantadas em suas páginas você deve sempre medir a intensidade do impacto na velocidade e, em seguida, o comportamento do usuário em relação a esta mudança. Testes e Medições são os principais recursos que permitem melhorar continuamente o seu site. Só que agora, você deve estar pensando que não apenas os elementos visuais, mas também a velocidade de página irá influenciar em um desempenho melhor de suas páginas.

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.