Sites de e-commerce estão ficando mais lentos, aponta pesquisa
Páginas de sites de e-commerce estão 9% mais lentas do que eram em 2011, o peso das páginas estão crescendo rapidamente e o Internet Explorer 10 é o mais rápido entre os principais navegadores. Essas são algumas conclusões do relatório sobre velocidade em páginas de lojas virtuais e performance de websites, realizado pela Strangeloop Networks.
O documento contém dados do desempenho dos dois mil sites de varejo mais acessados do planeta, classificados pelo Alexa.com. Cada site foi testado usando uma ferramenta chamada WebPagetest, um projeto open-source apoiado principalmente pelo Google, que simula a performance das páginas carregadas pelos usuários em diversos navegadores, incluindo o Chrome, Firefox e o Internet Explorer.
O tempo médio de carregamento das páginas, para novos visitantes em uma loja virtual é 6,5 segundos, acima dos 5,94 segundos apresentados em 2011. Essa tendência ameaça aumentar a diferença entre as expectativas dos usuários e o desempenho real.
O relatório aponta que a página mediana agora necessita de 77 requisições ao servidor (host) para ser carregada, acima das 73 solicitações registradas em 2011. Estas requisições são feitas pelo navegador ao servidor para carregar objetos como imagens e arquivos CSS. O processo completo dura, em média, cerca de 20 a 50 milissegundos; daí a necessidade de reduzir o número de requisições para servir páginas mais rapidamente.
Os tempos de carregamento para os top sites são ainda mais longos do que para os demais. Enquanto o tempo médio de carregamento das 2 mil lojas virtuais melhores posicionados no Alexa.com ficaram 9% mais lentas, as 100 primeiras colocadas registraram uma queda de 12%. O principal motivo: os sites melhores ranqueados no Alexa são mais ricos em conteúdo, exigindo em média 100 solicitações ao servidor, 34% a mais do que a média (77).
Estes resultados apresentaram um choque de tendências: enquanto navegadores e servidores se tornam mais sofisticados, o tempo de carregamento das páginas continuam crescendo. Eles também mostraram que, tendo consciência do impacto do fraco desempenho da velocidade sobre as receitas – relatório da Amazon.com aponta que um atraso de meros 100 milissegundos no desempenho afeta as receitas em 1% – muitos varejistas poderão ter a oportunidade de maximizar suas vendas.
Categoria: Pesquisas