Mercado de SMS A2P deve movimentar US$ 70,1 bilhões até 2016 no mundo
O mercado de mensagens de SMS aplicação-a-pessoa (A2P) chegará a US$70,1 bilhões até 2016 no mundo, de acordo com novo artigo publicado pela Juniper Research. Dados do estudo “A New Era for Messaging” indicam que entre os oitos principais regiões globais estudados pelo Juniper, a América do Norte e a Europa Ocidental representarão a maior parte do mercado de mensagens SMS A2P daqui a cinco anos. Na sequência, se encontrarão o Extremo Oriente e a China, com o restante do continente asiático e da região do Pacífico logo atrás. Em seguida, África e Oriente Médio, Europa Central e Oriental, o subcontinente indiano e, por último, a América Latina.
A América do Norte foi o maior mercado para SMS A2P em 2010, e se espera que permaneça na mesma posição até 2016. O estudo prevê que a Europa Ocidental venha a se tornar o segundo maior mercado em 2013, consolidando esta posição no restante do período estudado.
O Extremo Oriente e a China, o segundo maior mercado hoje em dia, deverá cair para o terceiro posto em 2013. Um motivo citado pela Juniper é o colapso no mercado de toques para celular ou a maturidade do mercado de vendas de toques via SMS A2P premium (modelo utilizado na China).
Uma mensagem A2P é definida como aquela que é enviada para ou a partir de um aplicativo. A Juniper prevê que em 2016, a receita deste tipo de mensagens irá ultrapassar o SMS pessoa-a-pessoa (P2P), mudando o foco estratégico dos players deste mercado da comunicação entre os indivíduos para o envio e recebimento de serviços habilitados por mensagem.
No entanto, a Juniper prevê que as receitas do SMS P2P, atingirão seu pico em diversas regiões durante o período de 2010-2016. A empresa acredita que em outras regiões onde este tipo de SMS não alcançou seu ponto máximo, o crescimento da receita será moderado devido à continuidade de preços competitivos, particularmente nas vendas de pacotes de mensagens pré-pagas.
Mesmo sendo a forma mais antiga de serviços de valor adicionado móveis, a Juniper afirma que o SMS ainda é a forma mais utilizada de mensagens móveis e continua a ser peça chave das receitas dos operadores de redes móveis (MNO). A penetração de dispositivos móveis, o número deles que suporta SMS e o de assinantes de telefonia móvel que se engajam no envio de tais mensagens tornam este formato onipresente entre os consumidores.
Além disso, a simplicidade do SMS o torna versátil para além da comunicação P2P. A juniper afirma que o A2P e o seu oposto, as mensagens P2A ( pessoa-a-aplicação) tem aumentado a sua fatia no mercado de SMS devido a sua utilização para serviços financeiros, envio de anúncios e em redes sociais.
Por outro lado, a adoção de mensagens MMS está crescendo lentamente fora dos EUA e da China, devido a seus preços e a falta de integração em sua interface. Os Smartphones têm impulsionado o IM móvel, mas a Juniper não acredita que este formato tenha se tornado uma ameaça séria a hegemonia do SMS. O e-mail móvel também esta crescendo, mas a Juniper acredita que a maioria de seus ganhos se concentrará entre os usuários mais velhos.
Categoria: Pesquisas