Preço do frete cai pela metade no e-commerce brasileiro
O custo médio do frete referente aos pedidos feitos pela internet no Brasil foi de R$ 27 em março desse ano, menos da metade quando comparado aos R$ 56 registrados durante o mês de abril de 2011, segundo um estudo realizado pela e-bit.
A pesquisa também mostra que a política de frete grátis vem ganhando espaço entre as empresas. 43% dos varejistas utilizaram este recurso promocional ao longo do primeiro trimestre do ano anterior, proporção que aumentou para 54% durante o mesmo período de 2012. O segmento que mais utiliza essa prática é “Moda e Acessórios.
Segundo uma pesquisa feita pela comScore e UPS, divulgada em Junho de 2012, o custo do transporte é quase tão importante quanto o preço da mercadoria no momento da decisão de compra (23% e 26%, respectivamente). E quando se trata de tipos de descontos ou promoções para atrair e fidelizar clientes, os principais são o preço único de frete ou sua gratuidade (somando 54%), desconto sobre o peso (36%) e vale-descontos (11%).
Categoria: Pesquisas
Ótima matéria.
Muitas empresas ainda não conseguem trabalhar com a política de frete grátis. Para conseguir melhorar os custos com a logística existem diversos caminhos desconhecidos pelo varejo online. Conheça alguns em http://logisticaecommerce.com.br/consultoria-logistica.php
O frete ainda é uma das maiores barreiras do ecommerce e sobre o qual se investe muito em maneiras de reduzir essa barreira.
O frete grátis ganhou tanto espaço que taí o resultado: caiu o valor médio do frete no país.
Mas também há outras formas que estão sendo empregadas e uma delas é a retirada na loja.
Também falo sobre isso no blog do iPAGARE http://www.ipagare.com.br/blog