Quarta-feira é o melhor dia para o varejista postar no Facebook

Segundo pesquisa realizada pela Buddy Media em novembro de 2011 existem dias, horários e formas mais adequadas de postagens no Facebook. O estudo dedicado à indústria do varejo ou “A Statistical Review For The Retail Industry”, revela que o Facebook é a principal plataforma para as empresas deste setor se conectar com consumidores.

Segundo dados da pesquisa, muitas das empresas do varejo costumam a postar suas mensagens em horários em que os usuários estão tradicionalmente no horário de trabalho, o que reflete a 89%, entre às 8h e às 19h.

O estudo aponta que durante os horários de folga destes usuários do Facebook, estes tendem a ter mais tempo de conexão para conferir as novidades das empresas. Assim, as informações mostram que os usuários estão 20% a mais conectados com os posts no período entre às 20h e 7h.

Desta forma para alcançar um aumento satisfatório aos acessos e comentários, as empresas de varejo devem postar enquanto os usuários estiverem conectados, ou seja, durante os horários de descanso. Além disso, os dias da semana também interferem muito nas conexões dos usuários. Segundo a Buddy Media, a indústria do varejo não vem mantendo um ritmo com as preferências de seus consumidores. Dados revelam que a quarta-feira é o melhor dia para postagens de empresas deste setor, chegando a 8% acima da média. Já a sexta-feira é o pior dia. O estudo também recomenda as empresas publicar conteúdos em fins de semana, principalmente aos domingos, além de ser um desafio, podem conquistar os compradores longe das concorrências do dia-a-dia.

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A priori, os dados indicam que deve-se limitar os posts de dois ao dia. Muitos clientes preferem qualidade e não quantidade e, que os acessos ao Facebook diminuem à medida que as empresas aumentam as publicações durante o dia. Assim, as taxas de interação são 40% mais altas quando há menos de três posts por dia. Um ou dois posts de uma empresa recebem 32% a mais de acessos e 73% a mais de comentários em relação a comerciantes que postam com maior frequência. O estudo sugere que as empresas apenas postem mais de duas vez ao dia quando contiverem um produto exclusivo em oferta.

Outra dica é de não exceder quatro posts por semana, ou seja, o envolvimento dos usuários diminuem drasticamente em relação as mensagens das marcas de varejo postadas durante uma semana seguida. Postar de uma a quatro vezes na semana aumenta em 71% o envolvimento dos consumidores.

Quanto ao tamanho do post também requer cuidados. Publicações de um a 80 caracteres recebem 66% a mais de acessos que textos maiores, enquanto mensagens concisas de até 40 caracteres o desempenho é ainda melhor (86%). Por outro lado, apenas 5%  de todas as mensagens postadas por varejistas possuem esta característica. Demonstrando assim, forte negativismo em relação ao tamanho dos textos, pois quanto maior o número de caracteres menos o acesso.

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3 COMENTÁRIOS

  1. Acho que tem uma informação trocada no último parágrafo: “Publicações de um a 80 caracteres recebem 66% a mais de acessos que textos concisos de até 40 caracteres.”

  2. Ótimo artigo.

    Uma dúvida.
    Esses dados e pesqeuisa foram baseados em dados de alguma praça específica? Ou é geral (mundo)?

    Pergunto isso, pois faz um ano que iniciamos um trabalho nas mídias sociais, principalmente no facebook, e o último dado, sobre o tamanho das mensagens, foi contraditório com o que fazemos aqui.

    No início nossos posts eram pequenos e diretos porém não apresentavam muitas interações. Hoje em dia os posts ganharam “corpo” com fotos, links e um bom texto de apresentação e isso tem mostrado muito resultado.

    Como queremos sempre melhorar e nos destacarmos de nossos concorrentes iremos seguir algumas tendencias apresentadas.

    Novamente parbéns pelo artigo.

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