Teste A/B em landing pages: o que ponderar?

| 28/03/2012 - 15:18 PM | Comentários (0)

Landing pages ou páginas de destino, vêm sendo muito utilizadas por empresas de e-commerce no Brasil, seja para promover produtos em datas sazonais, gerar leads, ou até mesmo para se relacionar com clientes. Mas como potencializar os resultados de uma página de destino?

Existem algumas ações que podem ajudar a otimizar uma landing page, como por exemplo, fazer um teste A/B. Testes do gênero servem para comparar duas ou mais versões de páginas, e você deve optar pelo modelo que apresentar a melhor taxa de conversão.

Confira assim, alguns elementos que devem ser ponderados ao aplicar testes A/B em uma landing page.

Headline / Título: Que palavras em seu título representam melhor o que pretende comunicar? É preciso testar diferentes formas de comunicação? Qual headline fornece a menor taxa de abandono ou a melhor conversão?

Tamanho da fonte do headline: O título está em tamanho grande o suficiente para que os visitantes entendam rapidamente o propósito da página?

Campo do formulário: Os campos do formulário estão confusos a ponto de inibir os usuários a preenchê-los? Há formas mais claras de o utilizador entendê-los?

Número de campos do formulário: Quantas informações são necessárias coletar dos usuários para qualificar o lead? Qual é o número de campos que os usuários estão dispostos a preencher?

Cor do botão: É uma cor atraente que se destaca em seu esquema de cores?  Ou é uma cor que passa despercebida e não gera conversão?

Tamanho do botão: O botão é pequeno a ponto de ser difícil de encontrá-lo? Ou é um botão grande que se destaca entre os outros elementos da página?

Rótulo do botão: O rótulo escolhido para o botão é suficiente para convencer as pessoas a clicar? Ou deve-se explicar o que acontecerá após o preenchimento do formulário?

Layout da página: Ao analisar a disposição dos elementos no layout, sua taxa de conversão aumenta quando o formulário encontra-se na direita ou esquerda? Onde deve ficar posicionado as imagens, vídeos, entre outros elementos?

Imagem: Sua imagem é envolvente e esteticamente agradável? É relevante para sua oferta? Ou apenas distrai os visitantes?

Legenda em imagens: Incluir legenda às imagens ajuda a esclarecer dúvidas? Ou pode atrapalhar a conversão por ocupar um tempo de leitura desnecessário.

O uso de vídeos: Será que um vídeo ajuda a comunicar sua proposta, auxiliando as pessoas a preencherem o formulário?

Botões de mídias sociais: Você recebe mais seguidores com os botões de mídias sociais? Ou está servindo apenas como ponto de fuga?

Depoimentos de clientes: Comentários de clientes ajudam a converter mais leads? Onde posicioná-los no layout?

Uso de selos de segurança: Selos ajudam a aumentar a taxa de conversão ao transmitir mais segurança?

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Categoria: Pesquisas

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