Testes A/B são essenciais para campanhas de links patrocinados, dizem especialistas

| 18/01/2013 - 13:22 PM | Comentários (1)

pesquisa

O e-commerce interage com diversos perfis de consumidores, e para atingir resultados precisos, o uso dos Testes A/B se tornam imprescindíveis para os varejistas do setor ao realizarem as campanhas de links patrocinados. “Não existe uma ‘receita de bolo’ em campanhas de links patrocinados, logo, criar Testes A/B são fundamentais para checar se sua estratégia está funcionando com o máximo de eficiência”, afirma ao E-Commerce News, Ricardo Zacho, CEO da MZclick Media, agência especializada em Search Marketing.

De acordo com ele, para obter melhor eficácia nos resultados, o indicado é evitar testes em muitas variáveis. “O ideal é testar poucas variáveis. Se realizar muitas mudanças você ficará confuso sobre quais deram certo ou errado. Você pode tentar novas palavras-chave, novos anúncios textuais e gráficos, segmentação geográfica, segmentação para aparelhos celulares, orçamentos diários, horários de exibição de campanha. No entanto, a maior dica é que, após ter realizado uma alteração, aguarde no mínimo 100 cliques ou o período de uma semana, o que acontecer primeiro, pois antes desse tempo você tomará uma decisão sem embasamento estatístico suficiente, ou seja, será pura ansiedade”, atenta o executivo.

Letícia Lopes, Analista de Mídia Online da WBI Brasil,especializada em planejamento de Marketing Digital, complementa evidenciando que, para melhor aproveitamento dos Testes A/B, também é fundamental fazer o detalhamento das metas. “O Teste A/B serve como um comparativo entre anúncios. Com ele, podemos apresentar diferentes abordagens para público e comparar quais chamadas oferecem o melhor retorno. Conforme a sua definição, o Teste A/B tem por objetivo a otimização, por isso, deve ser feito sempre que iniciamos uma campanha ou temos uma nova linha produtos/serviços, por exemplo. Mas, para isso, é importante você ter em mente quais são suas metas. Dessa forma, poderá avaliar os resultados e observar qual abordagem atingirá seu objetivo final. Vale ressaltar que o teste deve ser feito no mesmo período, ou seja, as variáveis devem ser executadas ao mesmo tempo”, ressalta.

Ricardo Zacho conta ainda, que um dos seus clientes tinha uma campanha focada no horário comercial e a equipe de marketing desta empresa tinha a convicção que anunciar nesse período seria fundamental para o pleno sucesso da campanha, porém, sendo esse o horário de maior concorrência e logo de maior custo, o desafio era também maior. “Fizemos uma sugestão para anunciar durante o período noturno. No começo a equipe não acreditou na ideia, porém, como a concorrência é menor, tivemos uma diminuição superior a 50% no custo por clique, logo, com o mesmo orçamento diário aumentamos significativamente o volume de cliques e conversões e atualmente mantemos as duas campanhas ativas”, ilustra.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. luiz martin montanha disse:

    prezados senhores: gostaria muito de saber o que realmente é o e-commerce que por ora tem se destacado na midia. fala – se muito mas nunca há uma explicação do que é o assunto .se me responder desde já agradeço:

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.