Tíquete médio do e-consumidor brasileiro é quase o mesmo do norte-americano
Descontada a grandeza de cada um dos mercados, Brasil e Estados Unidos apresentam uma similaridade com relação ao comércio eletrônico: os consumidores de ambos países apresentaram um tíquete médio quase idêntico em 2013. De acordo com um levantamento realizado pelo Comitê de Plataformas da camara-e.net, enquanto os brasileiros tiveram R$ 248,57 de tíquete médio no ano passado, os norte-americanos exibiram um valor em torno de US$ 100.
Alexandre Soncini, coordenador do Comitê de Plataformas, explica que o tíquete médio americano tende a ser um número mais realista para as pequenas e médias empresas, que estão começando no e-commerce: “Entretanto, naturalmente este número vai variar muito de segmento a segmento. Por essa razão, as plataformas se uniram para trazer conteúdo que ajude o comércio eletrônico a continuar crescendo”, salienta.
O estudo foi produzido com dez empresas fornecedoras de plataformas para e-commerce: Dotstore, e-smart, FBITS, Infracommerce, Loja Integrada, MercadoShops, Nuvem Shop, Primordia, Tray e VTEX. Combinadas, essas companhias respondem por 70% do setor de plataformas para comércio eletrônico no país.
Outro levantamento, realizado pela E-bit, especializada em pesquisas e estatísticas envolvendo o mercado digital, apontou que o tíquete médio dos e-consumidores brasileiros em 2013 foi de R$ 327,00. Contudo, a pesquisa da E-bit incluía os varejistas que possuem plataforma própria de e-commerce. Para o coordenador do comitê, os dados da pesquisa da camara-e.net servem para complementar os da E-bit.
O executivo também pontua que, ao estabelecer um tíquete médio desse setor, a camara-e.net está mais preparada para auxiliar os varejistas na tomada de decisões e fornecer suporte no planejamento de seus negócios online.
Categoria: Pesquisas