Usuários estão interagindo cada vez menos no Facebook, diz estudo
A principal rede social do planeta está vendo seus usuários interagirem cada vez menos em sua plataforma, com queda acentuada em atividades como atualizações de status, partilha de mensagens, conteúdo e aplicativos instalados, é o que sugere uma nova pesquisa global realizada pela GlobalWebIndex.
O relatório descobriu que o volume de mensagens compartilhadas por amigos no facebook caiu 15% nos Estados Unidos em relação a junho. Já a proporção de usuários que participam de comunidades diminuiu 10% no período. “A tedência de queda é ainda mais aguda entre usuários de nível superior”.
A pesquisa, que entrevistou cerca de 100.000 pessoas em 27 países, indicou que o uso do facebook continua crescendo em todo mundo, principalmente em países subdesenvolvidos.
No geral, o uso ativo de redes sociais tem aumentado significativamente em todo o mundo e em todas as faixas etárias. Por exemplo, a pesquisa constatou que o uso cresceu 26% entre pessoas com idades de 16 a 24 e 35% entre aqueles com idades de 35 a 44.
Enquanto isso, o estudo mostra que diferentes mercados geográficos e econômicos estão utilizando a web de forma distinta. Mercados emergentes, como Malásia e Indonésia, estão impulsionando o crescimento das redes sociais, enquanto que os consumidores de mercados mais maduros, como os EUA e o Reino Unido, estão se concentrando mais em e-commerce. Outros mercados, como Cingapura e Turquia, o uso é significativo para ambos, mas tentem a inclinar ligeiramente para algum.
Outro estudo elaborado pelo Gartner, que ouviu 6.295 voluntários em 11 mercados emergentes (incluindo o Brasil), revelou que 25% dos usuários reduziram o uso de sites como o Facebook e Twitter. Entre os motivos, a segurança está entre as principais razões apontadas pelos usuários, que se mostraram preocupados com questões de privacidade.
Categoria: Pesquisas