Varejo eletrônico desacelera no Reino Unido, mas ainda cresce 11,5%
Um novo estudo elaborado pela Interactive Media, em parceria com o grupo IMRG, apontou que as vendas do varejo eletrônico britânico cresceram 11,5% no mês de julho em relação ao mês anterior. Dados do “IMRG Capgemini e-Retail Sales Índex” indicam que os consumidores britânicos gastaram um total de 5.58 bilhões de libras (US$ 9.26 bilhões) em julho. Quando excluídas as vendas de passagens aéreas o crescimento salta para 18% em comparação de base anual, o que revela uma desaceleração deste setor.
Apesar da taxa de crescimento (11,5%) ser um bom resultado para o mercado, o percentual é o mais fraco desde janeiro de 2010. Os realizadores do estudo afirmam que as vendas fracas de viagens, e de produtos eletrônicos, empurraram para baixo as receitas do setor, com uma retração de 1% e 3%, respectivamente.
No entanto, o estudo mostra que nem todos os setores apresentaram um baixo desempenho. As vendas de roupas, calçado e acessórios registraram um incremento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Já os utensílios domésticos contaram com um acréscimo de 27%, seguido pelas bebidas alcoólicas, 14%.
Para Tina Spooner, diretora de informações da IMRG, as altas taxas de crescimento obtidas em períodos anteriores é difícil de sustentar, lembrando que entre julho e dezembro do ano passado as vendas online aumentaram 21% sobre ano, e prevendo que as vendas nos próximos meses podem ser ainda mais fracas.
Categoria: Pesquisas