Redes sociais impulsionam mobile na AL

| 26/03/2010 - 20:58 PM | Comentários (0)

O acesso as redes sociais via celular devem impulsionar a telefonia móvel, já em 2010, nos países emergentes e em toda a América Latina.  É o que aponta o estudo anual Global Telecoms Insights, realizado pela TNS e que reuniu 27 mil entrevistas de consumidores de 35 países.

“A tendência é que, seguindo o movimento mundial, o acesso às mídias sociais na América Latina ocorra principalmente por meio da internet móvel”, afirma Sam Curtis, gerente de desenvolvimento de Global Technology da TNS e responsável pelo GTI.

Além disso, Curtis assegura que as redes sociais serão a “espinha dorsal” para o desenvolvimento de novos serviços de telefonia móvel.

Ainda segundo o levantamento, entre os usuários de internet móvel da América Latina, 20% acessaram as redes sociais a partir de seus celulares (8 pontos percentuais a mais em relação ao GTI 2009), enquanto 24% utilizaram esse mesmo dispositivo para realizar buscas on-line, 19% acessaram sites para download ou compartilhamento de música e 16% acessaram sites de vídeos.

Hábitos do brasileiro

Na América Latina, o modelo é fator decisivo na escolha do próximo aparelho para 21% dos usuários, seguido da marca (20%) e da operadora (16%). Mas a novidade é que conteúdos e aplicativos são considerados como o principal fator de escolha para 16% dos consumidores de telefonia móvel.

O Brasil detém a segunda colocação em intenção de compra da região, com 70% dos usuários pretendendo fazer a reposição nos próximos meses, gastando aproximadamente R$ 492 no próximo aparelho.

O modelo touchscreen será a principal interface de escolha – 23% dos consumidores brasileiros pretendem comprar um aparelho com tela sensível ao toque, contra 3% para os dispositivos com teclado Qwerty.

Os resultados do levantamento apontam, ainda, que 25% dos usuários brasileiros de telefonia móvel ouvem música principalmente de manhã, no trajeto de casa para o trabalho/escola (20%), e também na cama, antes de dormir (21%).

Outra informação do GTI 2010 é que a metade dos usuários globais de telefonia móvel (49%) não pagaria para baixar música. No Brasil, esse percentual é de 36%, ao passo que no México é de 33%.

Categoria: Balanços, Notícias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.