O email marketing deve conquistar seu público
Em meio a tantas mensagens recebidas diariamente, na caixa de entrada, Twitter, Facebook etc, fica mais difícil chamar a atenção de um público específico para uma mensagem específica.
Não é novidade que você precisa conhecer seu público ao enviar um email marketing, mas será que só conhecer basta? Você também precisa conquistar. Essa é a palavra de ordem.
Possivelmente, seus concorrentes estão estudando o mesmo público que você, por meio da análise de cliques no email, quantidade de acessos no site, compras efetuadas, compras não finalizadas, buscando melhores maneiras de se comunicarem com a base de contatos. Se você quer conquistar seu público, deve se preparar para uma corrida contra o tempo em nome da eficiência e da personalização.
Conquistar o público, o grande desafio
Uma mesma pessoa pode se cadastrar em diversos sites para receber newsletters. A primeira parte de uma conquista ocorre nesse momento. Envie um email de confirmação de cadastro para essa pessoa, chamando-a pelo nome (personalização), agradecendo o interesse e explicando como você vai se comunicar com ela. Fale sobre a frequência dos envios ou até mesmo do assunto que você vai tratar em seu email marketing, seja com foco em conteúdo ou em vendas.
Ninguém gosta de manter um relacionamento com quem não é interessante. Essa é a hora de mostrar o que você tem de melhor. Cumpra com o que foi tratado no primeiro email, só assim seu destinatário vai ver que sua empresa se preocupa com a base de contatos. Inicie seus envios na frequência prometida, use sua criatividade e monte um template diferenciado.
Com a periodicidade estabelecida para os envios das mensagens, você vai perceber como seu destinatário se comporta, em quais links ele clica e por quais produtos se interessa e é justamente nesse momento que a prática da personalização no email marketing por meio do cruzamento da campanha com a base de dados é importante.
Seu email marketing não pode ser qualquer um, deve ser “O” Email Marketing! Preocupe-se com o interesse de cada destinatário e com os detalhes. Uma pesquisa britânica nos mostra as diferenças entre os sexos em resposta ao design do template de um email marketing: as meninas não gostam tanto assim da cor rosa e, entre os adultos, o estudo constatou que as mulheres gostam de conteúdo com mais cores no fundo e homens de cores escuras e linhas horizontais.
Se um número X de destinatários clicaram em um determinado produto, mas não compraram, mande outro email marketing mais tarde, só que personalizado, com o mesmo produto a um preço diferente e, novamente, chame a pessoa pelo nome, mostre que você a conhece e sabe de suas preferências. Lembre-se: Pessoas gostam de ser tratadas como pessoas e não como números.
A frase-chave para o sucesso da conquista é estreitar o relacionamento. Além de mandar emails personalizados e diferenciados, você pode aproveitar datas comemorativas para conversar mais com sua base, como exemplo: aniversário, natal, ano novo, dia da mulher, dia das mães e dia dos pais. Para ver todas as datas comemorativas de 2011 e planejar seus envios, acesse nosso Calendário 2011 de Datas Comemorativas para campanhas sazonais. (inserir link do calendário)
Categoria: Cases
Excelente as dicas! Ao criar uma campanha de e-mail marketing está tem que ser muito bem planejada, perfilada ao seu público-alvo e personalizada para cada cliente em potencial, pois entre tantas mensagens que invadem e congestionam as caixas de entrada dos e-mails (autorizadas ou não), existe a real necessidade de despertar a atenção do usuário e cativá-lo, pois caso contrário o que poderia ser uma oportunidade de venda pode acabar tornando-se um “presente de grego” e acabar em uma lixeira.
O que tem dificultado a comunicação em grande parte é o numero de listas de e-mails sendo comercializadas por todo o país, onde muitas vezes os respectivos donos dos e-mails não fazem parte do público consumidor e os bounces são a comprovação do fracasso. Todo o planejamento vai por água a baixo por causa das listas imensas que saltam os olhos do cliente. Nem sempre o muito é sinônimo de maior resultado.
Que bom que gostou! Essa foi a ideia, alertar as pessoas do potencial que tem um Email Marketing bem trabalhado!
Até a próxima!
Pessoal, no fim do artigo eu falo sobre o Calendário 2011 de Datas Comemorativas para campanhas sazonais, o link para esse calendário é esse aqui: http://emailmarketing.virid.com.br/ferramentas/calendario-2011-de-datas-comemorativas/
Putz, mais propaganda sobre e-mail marketing?