A importância do retargeting / remarketing

| 01/03/2013 - 07:58 AM | Comentários (0)

dardos

É impossível falar de marketing digital voltado para e-commerce sem falarmos de retargeting ou remarketing. Retargeting que do inglês seria algo como “re-mirar”, já nos diz muito com o seu nome, basicamente estamos tentando vender um produto para alguém que já teve interesse no mesmo.

Se com uma campanha de links patrocinados já conseguimos e muito aumentar as vendas, com retargeting aumentamos ainda mais, já que além de um prévio interesse, o usuário já chegou a navegar por este produto.

Vamos a um exemplo prático, imagine que você se interesse por um smartphone e siga para uma loja de eletrônicos online, acesse o smartphone desejado mas no final não compra. Você pode não ter comprado o produto por vários motivos: preço, cor, memória, frete e etc.

Saindo da loja de eletrônicos e acessando sites diversos, os anúncios localizados nestes sites podem ser personalizados para você. Neste caso você poderia por exemplo visualizar um banner com o mesmo smartphone onde você visualizou mas não comprou, podemos ir além, dar 10% de desconto, oferecer múltiplas cores, mais memória, frete grátis e etc.

Com isso as chances de você voltar e comprar o smartphone aumentam muito.
Podemos não parar por aí, imagine que mesmo voltando lá da segunda vez você não compre o smartphone, podemos impactar você em um terceiro site com uma outra oferta, talvez mais descontos ou algum brinde por exemplo.

Se achou que aquele banner que você viu com o produto que tinha interesse era uma grande coincidência, você provavelmente estava “enganado” e pode ter sido impactado por uma campanha de retargeting.

A importância de utilizar técnicas de retargeting em suas campanhas

Abaixo temos um exemplo ilustrado de como o retargeting pode ser utilizado:

formato

A taxa de conversão do e-commerce brasileiro está entre 0,5% e 2%, mas utilizando técnicas de retargeting conseguimos nos comunicar com as outras 98% das pessoas que não converteram.

Alguns fazem confusão entre os termos retargeting ou remarketing, vamos resumir falando que remarketing nada mais é que a estratégia de retargeting do Google.

Para os grandes essa técnica já virou uma das favoritas em campanhas com foco em conversão, é como se tivéssemos algúem que te faz uma melhor oferta sempre que você pensar em desistir de uma compra.

Tags: , , ,

Categoria: Cases

Sobre Renan Mota: Diretor de Operações da Sta_Monica agência de Marketing para E-commerce. Especialista em Projetos de Ecommerce, já atuou em implantações para clientes de todos os tamanhos, desde os pequenos até grandes players do mercado. Sua experiência com tecnologia, design e user experience o tornam um dos poucos profissionais do mercado que atuam com visão 360 para E-commerce. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.